jul 22
Por que água mineral tem validade?

Água mineral tem prazo de validade? Descubra!

À primeira vista, quando se fala em água mineral natural, os únicos itens a serem observados antes de comprar uma garrafa ou garrafão são a marca e também o preço. Mas, muitos consumidores brasileiros se perguntam: afinal, água mineral tem prazo de validade?

A rigor, a água mineral em si não tem prazo de validade. Só é considerada “mineral” a água de origem profunda, extraída de fonte, de composição ou características diversas das águas comuns ou que tenham propriedades medicinais. Ela é extraída de aqüíferos que ficam embaixo da terra e, ali, onde está armazenada, na fonte, estará sempre boa.

Mesmo depois de milhões de anos, a água permanece segura e protegida de contaminação, não importa quanto tempo passe.

O problema é quando ela sai de onde é armazenada e entra em contato com o exterior, pois uma série componentes começam a atuar. Dessa forma, a água mineral passa a ter validade

Armazenamento pode alterar a qualidade da água?

No processo de engarrafamento, envase, armazenamento e expedição da água mineral, podem existir microorganismos nocivos no meio ambiente, que entram em contato direto com ela. Mesmo quando a água já está fechada, é possível que ela se contamine.

O tipo da embalagem também interfere na probabilidade de contaminação. Uma garrafa vidro, por exemplo, consegue isolar por mais tempo o líquido do contato com o ar ambiente. Isso interfere diretamente na validade da água mineral.

O lacre e o rótulo de qualquer garrafa ou garrafão necessitam estar em perfeito estado. Assim também é importante verificar se o processo de engarrafamento pode adicionar compostos químicos que podem alterar o sabor e odor da água.

Temperaturas podem ser um problema

Do mesmo modo, as temperaturas também podem influenciar de maneira direta a alteração da composição da água mineral e a sua validade.

Quando o termômetro passa dos 35º C, o equilíbrio químico da água é alterado. Isto possibilita que bactérias presentes de maneira natural na água se reproduzam e se proliferam. O resultado disto influencia de maneira direta o sabor e o odor da água mineral.

Por isso, deixar a garrafa de água dentro do carro sob o sol durante o dia todo, nunca é uma opção muito saudável e segura.

Diferentemente da água de torneira, filtro ou purificador, a água mineral está suscetível a este risco. Do mesmo modo, a garrafa plástica não é impermeável. Bactérias podem entrar e crescer dentro de sua garrafa de água, se você deixá-la parada por muito tempo.

Dessa forma, foi preciso criar uma medida para evitar tais incidentes. Para assegurar que os componentes da embalagem não se dissolvam e se misturem no líquinho, foi criado o prazo de validade para a água mineral.

Validade da água mineral é de 6 meses a 2 anos e varia de acordo com a embalagem.

Entidades como ABINAM (Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral) e Anvisa determinaram o prazo para consumo seguro da água mineral. Para a água mineral natural sem gás que for armazenada em uma garrafa PET, a validade é de 12 meses. Por outro lado, o líquido que estiver em garrafa de vidro pode ter seu prazo de validade estendido para 24 meses.

Já as águas minerais gaseificadas possuem 12 meses de validade em garrafas de vidro e seis meses nas garrafas de plástico. Uma água mineral alcalina possui validade um pouco maior se

estiver em uma garrafa de vidro, exatamente pelo material isolar melhor o líquido do meio ao seu redor.

Quando se fala de garrafões plásticos retornáveis de 10 e 20 litros de água mineral, é necessário atentar-se a validade também do próprio vasilhame. De acordo com o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, determinam o prazo de validade de três anos para esse tipo de produto.

Esse período foi estabelecido pelo simples fato de galões começarem a se desgastar. O transporte, calor e limpeza de reaproveitamento pode comprometer a qualidade da água transportada.

Agora deve ter ficado mais claro os motivos pelos quais a água mineral tem validade, não é? Fique sempre atento e, se possível, escolha escolha água filtrada ou purificada, que não está exposta a este risco.

Além disso, escolher um purificador de água é fazer uma escolha com mais consciência ambiental. Se quiser entender porque e qual a relação com a água mineral, leia o nosso post.

Água mineral tem prazo de validade

Água purificada não tem validade e não prejudica o meio ambiente

Depois de saber mais sobre a validade da água mineral, é importante ressaltar que consumir produtos com plástico não é uma escolha consciente.

Os processos de fabricação, distribuição e descarte do plástico são nocivos para o planeta.

Primeiramente, para produzir apenas uma garrafa plástica são necessários cerca de 3 litros de água. A cada ano, 2.5 milhões de toneladas de dióxido de carbono são produzidos na fabricação de garrafas plásticas.

O descarte irregular faz com que 80% dessas garrafas acabem em aterros sanitários ou nos oceanos, e elas demoram 500 anos para se decompor.

Logo, é essencial evitar ao máximo o consumo de garrafas, galões e copos plásticos. Escolher um purificador é garantir mais saúde para você e para o nosso planeta.

Para entender melhor sobre o impacto desta escolha, leia o nosso post e seja você também um agente da mudança no mundo!

purificador de água gelada com filtro Europa