Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Você sabe por que os nossos dedos “murcham” depois que passamos muito tempo na água?

Conheça o dispositivo que consegue tirar água do deserto

Por que os nossos dedos “murcham”

Quando tomamos aquele banho mais demorado ou passamos o dia todo no mar, na piscina ou no lago num dia bem quente de verão, os dedos das nossas mãos e pés ficam todos enrugados, parecendo que murcharam.  Este fenômeno acontece com todo mundo e é perfeitamente natural, mas você já se perguntou por que ele acontece?

Algumas pessoas pensam que a pele fica desidratada e, por isso, o aspecto murcho da pele. Mas, essa explicação está completamente equivocada. De maneira resumida, podemos dizer que o que ocorre é uma absorção excessiva de água na epiderme, a camada mais externa de nossa pele. A epiderme dos dedos é composta por uma proteína – a queratina – que forma uma barreira protetora limitada contra umidade, bactérias e corpos estranhos. O contato prolongado com a água, porém, faz com que as células da epiderme acabem absorvendo água e inchando. Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.

Concentração de umidade

Este efeito de enrugamento ocorre mais nas extremidades do corpo (mãos e pés) por serem estes locais de maior concentração de umidade. E se a água estiver quente ou morna, o enrugamento é mais intensificado e a pele apresenta aspecto ainda mais envelhecido. Habitualmente a pele retorna a sua normalidade alguns minutos após a secagem, por evaporação da água de sua superfície

Um estudo realizado nos útlimos anos por cientistas ingleses aponta que esta característica pode ser uma vantagem evolutiva adquirida pelos seres humanos. Na Universidade de Newcastle, ao norte da Inglaterra, cientistas solicitaram que voluntários pegassem bolas de gude imersas em um balde d’água com uma mão, passando as bolinhas por uma pequena abertura para a outra mão, para colocá-las em outro local.

O estudo sugere que as rugas têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos quando procuravam por alimentos na natureza.

Por muito tempo, acreditava-se que os dedos enrugados indicavam apenas uma reação automática, provavelmente sem nenhuma função. Porém, estas últimas pesquisas revelaram que as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água, o que, por sua vez, é uma reação controlada pelo sistema nervoso. Isso indica que é muito provável que este seja um resultado da evolução, uma vez que esta resposta não seria selecionada se não conferisse algum tipo de vantagem.

Fontes: Terra, BBC, Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS