mar 21
água potável

10 dicas para enfrentar o calor gastando pouca energia

O verão ainda nem chegou por aqui, mas as altas temperaturas já estão deixando o nosso final de ano bem tropical. Estamos acostumados com a nossa época de festas em noites quentes, mas sabemos que a temperatura média da Terra vem aumentando gradativamente, em função da emissão de gases do efeito estufa e que o calor só tende a piorar. Um estudo divulgado em novembro pelo Met Office, o serviço britânico de meteorologia, mostrou que só de janeiro a setembro deste ano, a temperatura média da Terra teve um aumento de 1,02 grau Celsius em relação ao início da Revolução Industrial. É a primeira vez que se registra um aumento dessa relevância, ultrapassando a marca do 1 grau Celsius. Portanto, para ajudar você a se refrescar poupando o meio ambiente, sem gastar muita água em banhos demorados ou energia com ar condicionado ligado o dia todo, separamos 10 dicas bem legais e fáceis de aplicar no dia a dia:

1– Hidrate-se muito bem, bebendo muita água, bebidas e alimentos refrescantes.

A hidratação é fundamental nos dias quentes. Bebidas geladas e alimentos frescos, como frutas e picolés de fruta, são boas opções para diminuir a temperatura do corpo e trazer mais conforto durante o verão.

2 – Deixe as cortinas da sua casa fechadas ao longo do dia.

Se você não tem nenhum tipo de filme que reflete a luz solar aplicado em suas janelas, as cortinas serão sua principal aliada para não superaquecer sua casa no verão. Mantendo as cortinas fechadas, você consegue bloquear a entrada excessiva de luz do sol e deixar o seu ambiente interno um pouco mais fresco.

3– Substitua as lâmpadas incandescentes

As vantagens de substituir as lâmpadas incandescentes ou “quentes” pelas lâmpadas brancas (ou “frias”) já são conhecidas: as lâmpadas frias ou de LED são muito mais econômicas e duráveis que as incandescentes. Além disso, as lâmpadas brancas também ajudam a refrescar as altas temperaturas do verão, uma vez que produzem muito menos calor que as que as lâmpadas quentes e,com essa simples substituição, você pode ajudar a diminuir o calor nos ambientes fechados e poupar energia.

4 – Aproveite ao máximo o ar fresco da noite

Durante a noite, é comum que o ar não esteja tão abafado quanto durante o dia, então esse é o momento ideal para abrir todas as janelas da casa e deixar formar uma corrente de ar mais fresco. Previna-se da entrada de mosquitos e lembre-se de fechar as janelas e as cortinas novamente antes que o dia amanheça e que o sol volte a esquentar a casa.

5 – Use truques para umidificar o ar nos cômodos da casa

Um dos maiores desconfortos do calor é a sensação gerada pela falta de umidade, que deixa o ar abafado e “seco”. Para tentar melhorar isso dentro de casa, você pode utilizar recipientes cheios de água fresca em cada ambiente, como baldes e bacias. Para quem tem crianças em casa, é preciso ficar alerta para que elas não se tropecem, escorreguem ou até mesmo se afoguem. Outra boa opção é molhar toalhas de banho ou panos e espalhá-los pela casa, no encosto de cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.

6 – Faça versões geladas das suas receitas

A alimentação adequada também pode ajudar o seu corpo a ficar mais confortável no verão. Prefira refeições leves e consuma uma boa quantidade de frutas e verduras da estação. Se você costuma cozinhar em casa, uma boa dica é ser criativa e arriscar versões frias das suas receitas tradicionais, como um macarrão gelado ou uma sopa gelada (gazpacho). É uma delícia, experimente!

7– Improvise o seu ar condicionado

Para não ligar o aparelho de ar condicionado e poupar energia, é possível deixar o ar mais gelado de uma maneira bem simples. Reutilize alguma garrafa de plástico que você tenha guardada, enchendo-a de água e deixando no congelador. Depois que ela estiver congelada, é só colocar a garrafa na frente de um ventilador ligado para ter ar gelado circulando pelo ambiente de maneira eficaz.

8 – Use roupas claras

No verão, podemos abusar dos shorts, regatas, saias, vestidos e chinelos. A ideia é ficar confortável e à vontade, e na hora de escolher qual roupa usar, prefira sempre cores claras e tecidos leves e naturais, como o algodão. As roupas sintéticas e muito justas apenas aumentarão a sensação de calor. O mesmo vale para as roupas de cama.

9- Quanto mais baixo, melhor

Sempre que puder, prefira ficar em lugares baixos, como o térreo de um sobrado. Como o ar quente é mais propenso a subir e se alojar mais próximo ao teto ou nos andares mais altos da casa, a melhor opção para estar num ambiente mais fresco é buscar o nível mais baixo do local.

10 – Sem tomar banho, mas com toalha molhada.

É comum que muitas pessoas tomem 2 ou até mesmo 3 banhos por dia no verão, mas essa é uma saída para combater o calor que custa muito caro para o meio ambiente. Então, aí vai uma dica: quando sentir muito calor e aquela vontade de tomar um banho bem gelado, coloque uma toalha molhada na testa ou no pescoço para diminuir a temperatura do corpo e se refrescar. Molhe a toalha novamente conforme sentir necessidade até que você se sinta mais confortável.

 

Fonte:http://www.dicasdemulher.com.br/7-maneiras-de-aliviar-o-calor-em-casa-sem-usar-ar-condicionado/

http://www.megacurioso.com.br/cotidiano/41903-15-dicas-para-sobreviver-ao-calor-sem-ar-condicionado.htm

purificador de água gelada com filtro Europa