Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Água alcalina realmente faz bem à saúde?

Muito se fala sobre a água alcalina e seus possíveis benefícios para a saúde. Há anos circula pela internet que ela pode curar e prevenir diversas doenças e até combater o envelhecimento.

Que a água tem papel importante para a saúde do corpo humano todos nós sabemos. Mas será que a água alcalina realmente traz mais benefícios que a água comum? Por que?

Antes de mais nada, é importante contextualizar algumas questões. Vamos saber o que é exatamente uma água alcalina e quais seriam os benefícios de se consumir essa água.

Assim, podemos avaliar, com um pouco mais de conhecimento, se estas afirmações têm pertinência ou não.

O que é água alcalina?

Com exceção à água utilizada para reações químicas nos laboratórios, todas as outras possuem minerais. Isso inclui a de torneira, a dos rios, lagos e lagoas e as de garrafa. 

Alguns dos minerais que podem estar presentes na água são o cloreto, zinco, fluoreto, sódio, silício e muitos outros.

O que diferencia a água alcalina da comum é que ela é composta principalmente por minerais mais básicos, como cálcio, magnésio e ferro. Isso significa que, diferente das águas comuns que possuem pH neutro, ela é menos ácida. Logo, possui um pH maior. 

Por definição, uma água alcalina é aquela que tem o pH acima de 7. Mas afinal, o que é pH? Ele é uma medida da acidez de uma solução. “Solução” é um tipo de mistura em que uma ou mais substâncias, os solutos, se dissolvem em outra.

Ou seja, o pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem. Em outras palavras, a quantidade do íon H+, que pode variar entre 1 e 14. 

Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina. Segundo alguns, esse seria o ideal. 

Como a água alcalina pode melhorar a saúde?

A massa corporal dos adultos, em média, é formada por cerca de 60% de água. Aproximadamente 75% do peso de um músculo é formado por água. Ela é responsável pelo peso de 95% do sangue, bem como de 14% da gordura e de 22% do tecido ósseo.

É evidente a importância da água e da hidratação para o bom funcionamento do organismo. Então, o que a água alcalina poderia fazer de diferente para o nosso corpo?

Seu pH alcalino combate a hiperacidez e reduz as toxinas ácidas comumente associadas à doenças degenerativas. Além disso, o organismo não precisaria usar sua reserva de minerais alcalinos para manter o pH equilibrado em 7,4.

Consumir água alcalina é indicado para neutralizar os efeitos de alimentos ácidos. Dessa forma, contribuindo para a redução dos sintomas de distúrbios digestivos.

 Conheça outros possíveis benefícios:

  • Manutenção da massa magra no corpo – Como a água alcalina tem magnésio em sua composição, é capaz de preservar a massa óssea. Ainda mais, pode ajudar a estimular a perda de gordura e conservar a massa magra. 
  • Estrutura óssea mais forte – Com o pH do sangue equilibrado, acontece uma inibição da destruição óssea, assim o magnésio é utilizado para fortalecer o tecido;
  • Desintoxica o corpo – Nosso corpo trabalha constantemente para eliminar os ácidos acumulados, podendo nos trazer alguns problemas de saúde. Ingerindo a água alcalina todos os dias, nosso organismo tem como neutralizar a acidez. É como se estivesse fazendo uma limpeza nos tecidos e nas células;
  • Atua contra o envelhecimento-  Essa água seria capaz de reduzir os efeitos de oxidação dos radicais livres do nosso organismo. Além disso, as células estariam mais hidratadas, já que a água é muito rica em minerais.

Mito ou verdade?

Ainda não existe nenhuma comprovação científica para os benefícios da água alcalina no organismo. Com promessas que parecem milagrosas, como a cura de doenças e rejuvenescimento, é importante estar alerta.

A verdade é que o pH sanguíneo nas artérias de um recém-nascido é exatamente igual ao de uma pessoa idosa. Assim ele se mantém entre 7,35 e 7,45 durante toda a vida,a não ser que a pessoa fique gravemente doente.

Como já foi explicado anteriormente, o pH é a medida de acidez de uma solução. Quanto mais baixo o pH, maior a acidez da solução. 

Uma solução ácida é aquela que tem uma predominância de íons de hidrogênio (H+), e tem pH menor que 7. Dessa forma, entendemos que o nosso sangue tem uma ligeira predominância alcalina. 

A ideia de consumir água com pH alcalino para equilibrar o sangue não parece fazer muito sentido. Isto  porque o sangue arterial é apenas um dos muitos componentes do nosso corpo, e cada componente tem um pH próprio, em pessoas saudáveis. 

A água alcalina passa por outros órgãos, como os do sistema digestivo, por exemplo, e posteriormente é absorvida no sangue. O estômago, juntamente com o intestino, são bastante ácidos (pH entre 1,5 e 3,5 e 6, respectivamente).

Você sabia que seu corpo produz ácidos diariamente?

Desde já, é importante estabelecer que a maior fonte de acidificação dos nossos corpos é o metabolismo. No processo metabólico, geramos energia continuamente, do mesmo modo que geramos ácidos em nossas células. 

Moléculas grandes, com longas sequências de carbono se quebram em moléculas com apenas um carbono (CO2). Estas, ao se dissolverem na água, geram uma molécula de ácido carbônico. 

Isto acontece a vida inteira e é perfeitamente natural e saudável. Um ser humano adulto gera, em média, 900g de CO2 todos os dias, metabolizando a comida que ingere. 

Na verdade, o que comemos ou bebemos de produtos ácidos ao longo do dia é insignificante. O ácido gerado pelo metabolismo é muito maior. Se assim fosse, colocar limão ou vinagre na salada (ambos muito ácidos) seria perigoso. 

Para neutralizar os 900g de CO2 gerados todos os dias, seria preciso beber 205 mil litros de água com pH10. Isso é mais do que qualquer um consegue beber a vida inteira, e até mesmo a água, em excesso, pode fazer mal.

Mas, afinal, como nosso corpo se mantém saudável com tanto ácido?

Mesmo produzindo uma grande quantidade de ácidos diariamente, temos mecanismos perfeitos de regulação. Eles mantêm o pH exatamente do jeito que deve ser.

Nossos pulmões são responsáveis por eliminar o gás e ácido carbônico do sangue. Eliminamos cerca de 450 litros de gás carbônico pela respiração todos os dias. 

Da mesma forma, os rins  também ajudam a manter seu pH estável, eliminando automaticamente ácidos e bases em excesso, conforme a necessidade. 

Definitivamente, pudemos perceber que existem muitos pontos controversos com relação à água alcalina e seus benefícios. Existem até mesmo empresas que comercializam este tipo de água que tiveram propagandas suspensas por serem consideradas enganosas. 

Qual é a sua opinião? Uma certeza que todos temos é que manter a hidratação com água purificada de qualidade sempre faz bem.