maio 20
água na indústria

Água na indústria: oportunidades e desafios

A preocupação com o consumo mundial de água só cresce e é preciso repensar o uso da água na indústria. Da mesma forma, é essencial tomar atitudes para  reduzir o consumo em outros setores da economia, e também dentro de casa.

A população mundial só cresce, mas os recursos naturais são finitos. Com uma demanda maior do que é possível obter da natureza, muitos países já sofrem diariamente com a falta de água

Muitos processos industriais e de fabricação de produtos precisam de água para funcionar. Por outro lado, o mau uso da água na indústria agrava o problema da escassez deste recurso.

Logo, pensando num possível estresse hídrico global, a utilização consciente da água nesta atividade é uma necessidade urgente. 

Quanta água temos disponível no mundo?

Definitivamente, a Terra não é chamada de planeta azul à toa. Com cerca de 70% da superfície terrestre coberta por água, você deve se perguntar: como ela pode acabar? 

Acontece que, de todo esse volume, apenas 2,5% é formado de água doce. Os outros 97,5% estão disponíveis nos oceanos, como água salgada. 

Quanta água temos disponível no mundo

Já é possível dessalinizar a água para consumo, mas os custos são ainda muito altos. A água subterrânea bem como a água das geleiras é de difícil acesso. Assim, ficamos apenas com a água de superfície, de fácil acesso e captação. Formada por rios e lagos, ela soma no máximo 0,3% do total de água doce disponível no mundo.

água na indústria

Os setores da agricultura e da indústria são responsáveis por 90% do consumo de toda a água do mundo. As atividades de irrigação, cultivo, bem como a hidratação consomem muito deste recurso. 

O desperdício de água na indústria é grande, mas na agricultura é maior ainda. Para evitar ainda mais prejuízos, é preciso fazer investimentos e adotar o uso consciente da água na agricultura.

Onde está o problema do uso da água na indústria?

Antes de mais nada, existe o problema da crescente demanda. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, até 2050, precisaremos de 400% a mais deste recurso para este setor. 

No Brasil, a cada segundo, são retirados dos rios 2,3 milhões de litros para uso industrial. A maior parte é destinada à fabricação de bebidas, alimentos e cosméticos. 

Pesquisadores juntamente com líderes de governo trabalham para solucionar os problemas hídricos. Utilizar a água na indústria de forma consciente sem afetar a produtividade é um dos grandes desafios da atualidade.

Vazamentos, equipamentos e métodos ultrapassados são responsáveis por boa parte do desperdício de água na indústria. De acordo com algumas pesquisas, fazendo ajustes neste sentido, é possível reduzir a perda em até 90%.

A água de reuso tem sido muito utilizada no setor industrial. Essa técnica utiliza o efluente de um processo, com ou sem tratamento, para outros fins. Para atividades que não precisam de água potável, como irrigação ou lavagem de pisos, ela serve muito bem. Da mesma forma, a água cinza pode ser utilizada em sua residência, com o mesmo objetivo de economizar este recurso. 

Afinal, o que pode ser feito para melhorar?

A oferta de água disponível para utilização (superficial ou subterrânea) diminui cada vez mais. O setor industrial tem uma grande responsabilidade e precisa tomar atitudes.

Em diferentes cidades e países, já existem iniciativas que ajudam a reduzir o consumo de água, energia e insumos. Do mesmo modo, também é possível aplicar algumas ações na indústria que podem gerar bons resultados. A seguir, conheça algumas delas.

Mapeamento 

Ter clareza sobre como os recursos estão sendo utilizados é uma excelente ferramenta de controle. Assim, é possível adotar práticas simples, como desligar luzes e fechar torneiras ou planejar o reparo de vazamentos e tubulações.

Investir para não desperdiçar

Com o mapeamento feito, fica mais fácil saber onde investir para poupar água na indústria. Equipamentos, processos e tecnologias ultrapassadas precisam ganhar manutenção. Além disso, é possível instalar dispositivos que ajudam a controlar o consumo de água, como arejadores de torneira. 

Procure outras fontes

Em vez de esgotar os recursos naturais de água, por que não pensar em fontes alternativas? Para evitar utilizar os mananciais ou a água das concessionárias, que tal captar água da chuva com uma cisterna?

Quer ajudar a reduzir o consumo de água na indústria? Compartilhe esse texto com quem atua no setor e lembre-se de adotar o consumo consciente no seu dia a dia.

 

Receba dicas exclusivas para a sua empresa 

** Não se preocupe! Não enviaremos spam.

    purificador de água gelada com filtro Europa