Inovar na pandemia: veja as soluções de 3 empresas
Postado 17 de novembro de 2020 em Europa Empresas, Todos por Andreo
Durante este período de crise global que estamos vivendo, muitas empresas tiveram que procurar uma maneira de inovar na pandemia para sobreviver.
Imediatamente após o surgimento do Coronavírus, as companhias tiveram que encontrar soluções reais para desafios inusitados. As dificuldades nas áreas da saúde, sociais, bem como econômicas pediram adaptação e novas alternativas para seguir adiante.
Costureiras e designers estão fazendo máscaras. Destilarias passaram a fabricar álcool em gel. Restaurantes estão adotando e ampliando seu escopo de delivery e academias juntamente com escolas de dança passaram a oferecer aulas online.
Sem a possibilidade de contato direto, a necessidade do consumo digital se fez ainda mais presente. Desde aplicativos para treinar em casa até cursos online gratuitos de universidades, o mercado digital tem crescido exponencialmente.
As soluções digitais são compostas de tecnologia, mas a tecnologia em si é pensada e construída por pessoas. Elas promoveram suas vidas em meio à crise e assim também fizeram outros profissionais, que encontraram uma forma de inovar na pandemia.
No Brasil, a situação não foi diferente do resto do mundo e a incerteza econômica ainda existe por período indeterminado. Conheça 3 empresas nacionais que descobriram bons caminhos para enxergar oportunidades na crise.
GetNinjas – suporte para os autônomos com serviços à distância
Há quase 10 anos, a startup GetNinjas facilita a busca por profissionais, serviços, bem como clientes. A maioria de seu público (consumidor e prestador) é de profissionais autônomos. E estes foram um dos mais afetados durante o atual cenário de isolamento social.
Para que os 1,5 milhões de profissionais cadastrados no GetNinjas pudessem continuar seus trabalhos, a startup GetNinjas precisou inovar na pandemia. Assim, a startup lançou o Ninja Remoto, uma plataforma que possibilita a contratação de pequenas assistências por vídeo ou ligação
Quer saber como funciona? É simples. Logo depois de selecionar o serviço desejado, a empresa conecta o cliente a um profissional e faz o repasse dos contatos. Então, as partes combinam os detalhes entre si via WhatsApp, incluindo, o pagamento.
De acordo com o fundador do GetNinjas (Eduardo L’Hotellier), a plataforma ajuda dois públicos essenciais ao seu negócio. Ao mesmo tempo que ajuda clientes a resolverem pequenos problemas domésticos, também ajuda profissionais a se manterem ativos durante essa crise.
Magazine Luiza – 5 meses em 5 dias para inovar na pandemia
Para a grande rede varejista Magazine Luiza, a pandemia trouxe a necessidade de tirar projetos do papel rapidamente. Dessa forma, em apenas 5 dias, a empresa lançou uma plataforma digital gratuita que estava sendo planejada para operar em 5 meses.
O Parceiro Magalu surgiu para ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a continuarem vendendo, mesmo durante a crise.
Segundo Frederico Trajano, CEO do Magalu, o projeto foi colocado em pé mesmo sabendo das instabilidades que poderiam enfrentar. Por outro lado, já era parte da estratégia do negócio digitalizar o varejo e esse era um risco que precisavam correr.
Para inovar na pandemia e fomentar a economia, o Parceiro Magalu oferece acesso aos 20 milhões de clientes do Magazine Luiza. Assim, pequenos comerciantes podem oferecer seus produtos tanto no site quanto no aplicativo da empresa.
O foco da plataforma é alcançar os muitos varejistas que ainda não possuem uma presença digital. Apenas 1% dos 5 milhões de comércios varejistas no Brasil atuam no comércio digital.
Desse modo, o Parceiro Magalu permite que essa público possa montar, de maneira simples, suas próprias lojas virtuais.
Natura – Inovar na pandemia é inovar no relacionamento
Neste ano, a Natura recebeu o prêmio de empresa mais inovadora do Brasil. Durante muito tempo, a essência da empresa foi a venda direta, com milhares de consultoras espalhadas pelo país, apostando no relacionamento presencial.
Desde 2012, já existia dentro da empresa a ideia de realizar a migração para o online. Nesse ínterim, inovações digitais foram feitas em ritmo cadenciado, até a chegada da crise do Coronavírus.
Assim, a pandemia e o aumento na demanda pelas compras online adiantaram a concretização do plano de e-commerce. Na plataforma de venda, a recente Consultora Digital Natura oferece atendimento personalizado, descontos e créditos a seus clientes.
Com as possibilidades do varejo digital, o alcance das consultoras mudou muito. Antes, era possível impactar clientes na vizinhança ou no ambiente de trabalho de cada uma delas. Agora, é possível vender para todo o território nacional.
Por outro lado, a empresa enfrentou um grande desafio com essa plataforma para inovar na pandemia. Perder o valioso contato da venda direta e tentar transmitir a mesma energia dos atendimentos presenciais das consultoras para o modo online.
Para isso, a Natura seguiu dois caminhos. Inovação das ferramentas necessárias, bem como assistência para a melhor adequação possível das consultoras no online.
Inspirador, não é? Esperamos que essas 3 soluções sirvam de exemplos ou possibilidades para sair da crise. Se você teve a sua renda afetada pela pandemia, procure mais informações sobre as plataformas que apresentamos e descubra oportunidades.
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