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Inovar na pandemia: veja as soluções de 3 empresas

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Durante este período de crise global que estamos vivendo, muitas empresas tiveram que procurar uma maneira de inovar na pandemia para sobreviver.

Imediatamente após o surgimento do Coronavírus, as companhias tiveram que encontrar soluções reais para desafios inusitados. As dificuldades nas áreas da saúde, sociais, bem como econômicas pediram adaptação e novas alternativas para seguir adiante. 

Costureiras e designers estão fazendo máscaras. Destilarias passaram a fabricar álcool em gel. Restaurantes estão adotando e ampliando seu escopo de delivery e academias juntamente com escolas de dança passaram a oferecer aulas online. 

Sem a possibilidade de contato direto, a necessidade do consumo digital se fez ainda mais presente. Desde aplicativos para treinar em casa até cursos online gratuitos de universidades, o mercado digital tem crescido exponencialmente. 

As soluções digitais são compostas de tecnologia, mas a tecnologia em si é pensada e construída por pessoas. Elas promoveram suas vidas em meio à crise e assim também fizeram outros profissionais, que encontraram uma forma de inovar na pandemia

No Brasil, a situação não foi diferente do resto do mundo e a incerteza econômica ainda existe por período indeterminado. Conheça 3 empresas nacionais que descobriram bons caminhos para enxergar oportunidades na crise.

GetNinjas – suporte para os autônomos com serviços à distância

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Há quase 10 anos, a startup GetNinjas facilita a busca por profissionais, serviços, bem como clientes. A maioria de seu público (consumidor e prestador) é de profissionais autônomos. E estes foram um dos mais afetados durante o atual cenário de isolamento social.

Para que os 1,5 milhões de profissionais cadastrados no GetNinjas pudessem continuar seus trabalhos, a startup GetNinjas precisou inovar na pandemia. Assim, a startup lançou o Ninja Remoto, uma plataforma que possibilita a contratação de pequenas assistências por vídeo ou ligação

inovação durante a pandemia

Quer saber como funciona? É simples. Logo depois de selecionar o serviço desejado, a empresa conecta o cliente a um profissional e faz o repasse dos contatos. Então, as partes combinam os detalhes entre si via WhatsApp, incluindo, o pagamento.

De acordo com o fundador do GetNinjas (Eduardo L’Hotellier), a plataforma ajuda dois públicos essenciais ao seu negócio. Ao mesmo tempo que ajuda clientes a resolverem pequenos problemas domésticos, também ajuda profissionais a se manterem ativos durante essa crise.

Magazine Luiza – 5 meses em 5 dias para inovar na pandemia

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Para a grande rede varejista Magazine Luiza, a pandemia trouxe a necessidade de tirar projetos do papel rapidamente. Dessa forma, em apenas 5 dias, a empresa lançou uma plataforma digital gratuita que estava sendo planejada para operar em 5 meses.

O Parceiro Magalu surgiu para ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a continuarem vendendo, mesmo durante a crise.

Segundo Frederico Trajano, CEO do Magalu, o projeto foi colocado em pé mesmo sabendo das instabilidades que poderiam enfrentar. Por outro lado, já era parte da estratégia do negócio digitalizar o varejo e esse era um risco que precisavam correr.

Para inovar na pandemia e fomentar a economia, o Parceiro Magalu oferece acesso aos 20 milhões de clientes do Magazine Luiza. Assim,  pequenos comerciantes podem oferecer seus produtos tanto no site quanto no aplicativo da empresa.

O foco da plataforma é alcançar os muitos varejistas que ainda não possuem uma presença digital. Apenas 1% dos 5 milhões de comércios varejistas no Brasil atuam no comércio digital.

Desse modo, o Parceiro Magalu permite que essa público possa montar, de maneira simples, suas próprias lojas virtuais.

Natura – Inovar na pandemia é inovar no relacionamento

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Neste ano, a Natura recebeu o prêmio de empresa mais inovadora do Brasil. Durante muito tempo, a essência da empresa foi a venda direta, com milhares de consultoras espalhadas pelo país, apostando no relacionamento presencial.

Desde 2012, já existia dentro da empresa a ideia de realizar a migração para o online. Nesse ínterim, inovações digitais foram feitas em ritmo cadenciado, até a chegada da crise do Coronavírus. 

Assim, a pandemia e o aumento na demanda pelas compras online adiantaram a concretização do plano de e-commerce. Na plataforma de venda, a recente Consultora Digital Natura oferece atendimento personalizado, descontos e créditos a seus clientes.

Com as possibilidades do varejo digital, o alcance das consultoras mudou muito. Antes, era possível impactar clientes na vizinhança ou no ambiente de trabalho de cada uma delas. Agora, é possível vender para todo o território nacional.

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Por outro lado, a empresa enfrentou um grande desafio com essa plataforma para inovar na pandemia. Perder o valioso contato da venda direta e tentar transmitir a mesma energia dos atendimentos presenciais das consultoras para o modo online

Para isso, a Natura seguiu dois caminhos. Inovação das ferramentas necessárias, bem como assistência para a melhor adequação possível das consultoras no online. 

Inspirador, não é? Esperamos que essas 3 soluções sirvam de exemplos ou possibilidades para sair da crise. Se você teve a sua renda afetada pela pandemia, procure mais informações sobre as plataformas que apresentamos e descubra oportunidades.

 

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