Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Como os astronautas conseguem água no espaço?

Água no espaço

Os astronautas precisam beber água, como qualquer um de nós. E talvez você nunca tenha parado para pensar nessa questão, mas não é exatamente simples ter água em uma missão espacial. Há alguns anos, pensando em tornar a Estação Espacial Internacional um ambiente mais autossuficiente, os astronautas começaram a aplicar processos de purificação de água. Eles podem fazer isso de duas maneiras: usando iodo ou prata, e podem purificar tanto água quanto urina. Isso mesmo, urina. Pode parecer esquisito num primeiro momento, mas, quando se está tão longe da Terra é essencial saber utilizar todos os recursos disponíveis.

Na Estação Espacial Internacional, os dois métodos são colocados em prática. Os russos, por exemplo, desde 1986 preferem utilizar a prata. Já os americanos utilizam o iodo para reciclar a urina dos tripulantes e transformá-la em água potável. Para beber água no espaço, os americanos esquecem a rixa com os russos e filtram também o xixi dos seus antigos rivais. O ponto negativo no método que faz uso do iodo é que esse elemento tem que ser retirado da água antes de ela ser consumida, já que ele pode causar efeitos indesejados ao corpo humano, como o mau funcionamento da glândula tireoide, por exemplo.

Prata

O método utilizado pelos russos pode ser entendido como um pouco mais eficiente, já que faz uso da prata, que não precisa ser retirada da água antes de ser consumida. Só ficou faltando explicar um detalhe a respeito: de onde vem a água a ser filtrada com a prata? Nesse aspecto, os dois métodos são igualmente esquisitos, já que a água é retirada apenas do ar presente na Estação, o que significa fazer uso da respiração e do suor dos tripulantes.

Para diminuir um pouco as diferenças e para melhorar a vida dos tripulantes, em 2010 foi instalado um grande equipamento na Estação Espacial Internacional, que facilita esses processos e que pode ser abastecido com qualquer líquido captado. Os astronautas afirmam que o equipamento disponível na estação – composto por centrífugas e que devolve a água em saquinhos, pronta para ser consumida – é capaz de renovar 93% de toda água existente a bordo.
Apostamos que deve ter achado bem interessante, mas que prefere beber água do mesmo jeitinho que sempre bebeu aí na sua casa, não é? Ainda bem que temos o privilégio de estar no Planeta Azul, mas é sempre bom lembrar que precisamos usar a água com consciência, para que ela nunca falte. 😉