jul 08
Filtro e purificador de água

Conheça as diferenças entre filtro de água e purificador de água

À primeira vista, parece não haver diferenças entre filtro de água e purificador de água, mas, será que é isso mesmo? Que beber água todos os dias na quantidade correta é fundamental para a saúde todo mundo já sabe. Mas, o ideal é que a água utilizada para o consumo seja limpa, de qualidade e livre de impurezas.

Afinal de contas, é com ela que matamos a sede e preparamos diversos alimentos para toda a família. Por isso, muitas pessoas se questionam sobre a qualidade e procedência da água que consomem e procuram produtos para tratar a água em suas casas.

Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre filtro e purificador e algumas vantagens e desvantagens de cada um deles.

Os filtros e os purificadores de água são aparelhos destinados à melhoria da qualidade da água de uso doméstico. Eles não só eliminam possíveis contaminações que a água tenha sofrido no encanamento da casa, mas também alteram o gosto e o odor dessa água.

No entanto, a grande variedade de aparelhos com esse fim pode gerar dúvidas. É importante entender as nomenclaturas e as funções de cada um para compreender as diferenças entre filtro e purificador.

Filtro e purificador: dois nomes para o mesmo papel

Apesar de existirem muitas nomenclaturas diferentes para os produtos, filtros e purificadores não são diferentes no seu papel principal. Filtros de pressão, de gravidade, ozonizador e igualmente o purificador se destinam à mesma coisa: melhorar a qualidade da água.

Por isso, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – os filtros e os purificadores de água não são considerados produtos diferentes quanto à sua função.

Sejam chamados de filtros ou purificadores, os aparelhos que se propõem a melhorar a qualidade da água devem ter capacidade para fazer o controle microbiológico, redução do cloro e a retenção de partículas não desejáveis na água.

Afinal, qual é a diferença entre filtro e purificador?

A principal diferença entre eles está na complexidade de cada produto e dos benefícios que ele entrega a seus consumidores.

Filtros de água são versões mais simples, que funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas. Eles são capazes de eliminar a sujeira da água e não precisam utilizar energia elétrica.

A maior parte desses filtros têm preços mais acessíveis quando comparados com os purificadores de água. O processo de filtragem acontece na vela, que deve ser substituída a cada 6 meses ou 500 litros de água consumida.

Por outro lado, os purificadores são produtos mais completos mais caros, que geralmente funcionam com energia elétrica e podem fornecer também água gelada. Em compensação, os purificadores de água possuem uma série de vantagens extras, oferecendo uma ampla gama de cuidados com a água a ser consumida.

diferenças entre filtro e purificador

Os refis ou câmaras são os responsáveis pelo processo de filtragem dos purificadores e cada modelo tem um tempo de vida útil diferente. A troca deve ser realizada sempre no tempo correto para garantir a qualidade da água, variando de 4 meses até 2 anos.

Modelos de purificadores e o que eles fazem

Existem modelos, como o Europa Bliss, que não precisam de energia elétrica para funcionar. Assim como ele, alguns produtos oferecem tratamento com elementos filtrantes como carvão ativado, quartzo e dolomita, assim como barreiras físicas para filtrar impurezas.

Já outros produtos oferecem mais camadas de purificação e tecnologias especiais, como lâmpadas que emitem raios ultravioletas que atuam nas bactérias e vírus.

Os aparelhos da nossa linha com tecnologia HF atuam no combate as bactérias e protozoários, como o Europa Da Vinci Ice HF. A tecnologia UV e uma das mais avançadas e atua no combate a vírus presentes na água. O Europa Summer UV + HF e o nosso produto com máxima proteção e segurança.

O nível de limpeza varia de acordo com o modelo e com o fabricante, podendo ir de P1 (o mais intenso, que retém as menores partículas) ao P6, o mais básico.

diferenças entre filtro e purificador

Já é possível encontrar purificadores de água com níveis de filtragem capaz de remover até mesmo a menor bactéria conhecida pelo homem, a E C1. Esses modelos possuem filtros com tripla filtragem, que chegam a remover até 99% do cloro existente na água.

Enfim, agora que você já sabe as diferenças entre filtro e purificador, fica mais fácil escolher. Convidamos você a explorar a nossa linha completa de produtos e conhecer o que cada um pode oferecer.

purificador de água gelada com filtro Europa