Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Eliminar os copos descartáveis: uma meta possível.

eliminar os copos descartáveis

Eliminar os copos descartáveis, bem como reduzir o consumo de plásticos são ações urgentes para tentar reduzir o impacto no meio ambiente. As empresas também têm um importante papel nessas mudanças de atitude.

Desde já, apontamos que compreender a problemática ambiental é muito importante, principalmente no meio corporativo. Isso porque as ações das grandes empresas também têm impactos em grande escala.

Por outro lado, ainda mais importante que entender, é essencial que as empresas tomem uma atitude. Existem muitas ações que podem ajudar a tornar mais sustentável a rotina e os processos do empreendimentos.

Muitas empresas encontram dificuldade em dar o primeiro passo para agir com responsabilidade ambiental. Neste texto, vamos contextualizar o impacto do plástico no planeta e dar algumas dicas para eliminar os copos descartáveis nas empresas. 

A princípio, essa pode parecer uma ação muito simples e pequena, mas pode fazer uma enorme diferença. Veja a seguir. 

O impacto dos descartáveis no planeta

impacto dos copos descartáveis e do lixo no mar

Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico. Ainda mais preocupante é a estimativa de que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. 

De acordo com o Greenpeace UK, todo ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico. O descarte de garrafas, sacolas e copos plásticos afeta a vida marinha. Esses materiais impedem que os animais mergulhem profundamente, impossibilitando-os de caçar e até de comer.

Existem diversas iniciativas pelo mundo para tentar limpar os oceanos ou até mesmo produzir embalagens que se dissolvam na água. A Solubag Brasil é uma das empresas que produz sacolas plásticas biodegrdáveis. Para entender mais sobre o assunto, leia outro artigo do nosso Blog.

Cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos são produzidas aqui no Brasil a cada ano. E, infelizmente, não podemos reciclar todo esse plástico. Esse material tem potencial para reciclagem, mas o seu mercado ainda é muito precário. São necessários mais de 400 copos de plástico para somar um quilo. E esse 1 kg pode ser vendido por até R$ 0,20

Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor. Mesmo assim, ele continua na natureza na forma de microplástico. Isso acontece porque ele é produzido a partir de uma  matéria-prima não renovável.

Logo, é fácil perceber que é urgente eliminar os copos descartáveis das nossas vidas. Uma maneira de começar, é fazer isso dentro das empresas.

Preparando o terreno para eliminar os copos descartáveis na empresa

Antes de mais nada, é preciso observar algumas condições para poder retirar de circulação os copos descartáveis:

  1. A empresa precisa arcar com o custo da substituição e manutenção dos copos aos funcionários. Eliminar os copos descartáveis beneficia financeiramente a empresa, mas é o empregador que deve oferecer uma nova opção.
  2. Qualidade do copo oferecido: É responsabilidade da empresa oferecer um copo de qualidade e não um semi-copo-descartável. Copos duráveis têm preço maior geralmente. Por outro lado, a relação custo benefício acaba valendo a pena. copos descartáveis copos reutilizáveis e copo menos um lixoVocê conhece o Copo Menos Um Lixo? Feito de material reciclável, ele é um copo sustentável que dobra (retrátil), pode ser reutilizado e é fácil de limpar. Vai no microondas e na lava-louças. Um verdadeiro agente de transformação no mundo. 
  3. Local onde o trabalho é desenvolvido: Para alguns setores da economia, como construção civil, mineradoras e hospitais, eliminar os copos descartáveis pode não ser indicado. Isso porque esses locais normalmente têm muita sujeira, poeira ou contaminação, gerando riscos à saúde ao utilizar um copo durável.

5 passos para dizer eliminar os copos de plástico

1. Levantamento do consumo

Primeiramente, é necessário saber o volume de copos consumidos na empresa. O setor Administrativo  avalia o número de copos de água e de café utilizados durante um mês.

2.Ofereça uma alternativa

Como já mencionamos há pouco, o Copo Menos Um Lixo é uma alternativa excelente. Existem também copos de acrílico, que podem ter mensagens ou imagens impressas neles. Frases de incentivo à hidratação, bem como ao consumo consciente podem ser muito legais. Para o consumo de chá e café, pense em comprar xícaras.

3.Crie uma estratégia divertida para inibir o uso dos copos plásticos

Para a mudança ser gradativa, é interessante pensar em uma forma lúdica de envolver todos os colaboradores neste movimento. Criar uma campanha com comunicação visual e incentivar que as pessoas “adotem” um copo de plástico são boas ideias.  Basta que cada um escreva seu nome no copo e utilize apenas aquele que é seu.

Assim, o hábito vai mudando e a nova cultura sendo absorvida de forma efetiva. O objetivo final é eliminar os copos descartáveis, mas para isso, todos precisam compreender os motivos e adotar um novo hábito.

4.De olho no resultado

Estabeleça um período para levantar os resultados e comunicá-los aos colaboradores (mensal, trimestral, etc). Dessa forma, é possível mostrar os resultados positivos e apontar os pontos que precisam melhorar. Este acompanhamento é fundamental. Assim é possível ajustar o que está crítico, parabenizar os participantes e motivar aqueles que ainda estão de fora.

5.Enfim, zero copos descartáveis!

Defina também uma meta de redução no consumo de copos plásticos. Exemplo: logo depois que a empresa atingir a meta de 85% na redução, é possível dar o próximo passo para o objetivo final. A fim de eliminar os copos descartáveis completamente na empresa, esta etapa final consiste em retirá-los completamente de todos os ambientes. 

Estes passos são parte de um plano, que pode ser desenhado e executado no tempo ideal de cada empresa. Com persistência e envolvimento de todos, é possível zerar o consumo dos copos de plástico. Se tiver mais soluções como esta, conte para a gente!

 

Receba dicas exclusivas para a sua empresa 

** Não se preocupe! Não enviaremos spam.

[contact-form-7 id=”20053″ title=”Newsletter b2b”]