jan 08
exemplos de sustentabilidade empresa

Exemplos de sustentabilidade para sua empresa.

Se só faltavam alguns exemplos de sustentabilidade para saber por onde começar, a espera acabou. Implantar a sustentabilidade empresarial pode ser mais simples do que você imagina.

Desde já, você precisa saber que não precisa fazer grandes investimentos ou mudanças no espaço para isso. Por outro lado, ser sustentável só traz benefícios para a sua marca e ainda pode reduzir custos.

No Brasil, 85% dos consumidores preferem marcas que tenham uma proposta sustentável. Mas, afinal, o que fazer para começar? Neste texto, além de mostrar exemplos de sustentabilidade, vamos falar sobre esse conceito e suas vantagens.

Sustentabilidade empresarial e suas vantagens

O conceito de sustentabilidade empresarial vai além de ações para preservar o meio ambiente. Consiste igualmente em tomar medidas que promovam o resultado financeiro e proporcionem o desenvolvimento de comunidades. 

Os resultados colhidos por essas ações são bons tanto para a empresa quanto para a sociedade. O foco não deve ser o marketing, mas é claro que exemplos de sustentabilidade positivos colaboram para a imagem e a saúde da sua marca.

Enfim, quais são as principais vantagens para a empresa com políticas de desenvolvimento sustentável?

  1. Promover o bem-estar com a preservação do meio ambiente;
  2. Imagem positiva da marca, contribuindo para a credibilidade e confiança junto aos consumidores, fornecedores, bem como investidores;
  3. Vantagem competitiva e diferenciação de mercado;
  4. Redução nos custos de produção, gerando economia nos processos da empresa;
  5. Satisfação e aumento da produtividade do colaborador por trabalhar em uma empresa sustentável.

5 exemplos de sustentabilidade para aplicar na sua empresa

exemplos de sustentabilidade empresa

1 – Adeus aos descartáveis

Aposte em utensílios reutilizáveis com a logo da empresa. Assim, você fortalece sua marca e ajuda na conscientização de seus colaboradores, para adotar este hábito no cotidiano de cada um.

Saiba mais sobre copos reutilizáveis para a sua empresa aqui

2- Refeições de fornecedores locais

Muitas vezes, as refeições viajam muitos quilômetros para chegar até o seu prato. Logo, isso envolve muita poluição e, provavelmente, uso de embalagens descartáveis.

Para reuniões e eventos, procure fornecedores na sua cidade. Pode ser muito mais econômico, além de incentivar a economia local e favorecer o ecossistema

3 – Invista na reciclagem

Definitivamente, este é um dos exemplos de sustentabilidade mais clássicos, porém não menos importantes.  Invista nas lixeiras seletivas para facilitar a separação do lixo orgânico do reciclável, além de campanhas de conscientização e sinalização. 

Do mesmo modo, reutilize aquilo que iria para o lixo, transformando papéis de impressão em blocos de anotação, por exemplo.

4 – Incentive o uso de transportes alternativos

Incentive seus colaboradores a utilizarem o transporte coletivo ou a irem trabalhar de bicicleta. Em grandes metrópoles, é essencial evitar o trânsito e todo o estresse e poluição gerados pelo acúmulo de veículos.

Outra solução eficiente é estimular as caronas solidárias. Assim, é possível ajudar o meio ambiente e promover a socialização da equipe.

5- Coloque a sustentabilidade como métrica de avaliação

Quando as práticas sustentáveis passam a fazer parte da rotina da empresa, faz todo sentido ter este aspecto como critério. Na avaliação de desempenho individual, bem como na de departamento, é importante considerar a sustentabilidade como uma métrica. 

Essa medida pode estimular os comportamentos que estejam de acordo com a cultura organizacional sustentável da empresa. Assim também, é possível oferecer capacitações na área, estimulando novos projetos sustentáveis.

Você conhece mais exemplos de sustentabilidade? Então, conte para a gente!

purificador de água gelada com filtro Europa