Feedback construtivo: o que é e como aplicá-lo?
Postado 22 de agosto de 2022 em Europa Empresas, Todos por Europa
Quando o assunto é trabalho em equipe, saber dar um feedback construtivo é fundamental.
À primeira vista, o feedback impulsiona um maior desempenho dentro de uma empresa. Por outro lado, expressar pontos de melhoria no trabalho de outras pessoas pode ser uma tarefa complicada.
Mesmo com treinamentos específicos, há muitos profissionais que confundem essa prática com um julgamento de seu trabalho. Antes de mais nada, é importante saber que existem 4 principais tipos de feedback.
Assim, o feedback construtivo deve ser aplicado de forma correta para melhorar o desempenho sem perder o engajamento.
A seguir, vamos falar sobre os tipos de feedback e mostrar os benefícios de aplicar um feedback construtivo. Fique ligado!
O que é um feedback?
Primeiramente, vamos explicar o que este termo significa. Na tradução do inglês, “feedback” significa “dar retorno” ou “reação sobre algum acontecimento”. Assim, esta palavra classifica uma importante ferramenta de comunicação dentro das empresas.
Geralmente, o feedback é feito por meio de uma avaliação da liderança para o liderado ou vice-versa. Esta ferramenta é uma demonstração de investimento na relação entre a empresa e o colaborador.
Como resultado, a ideia é que o interlocutor entenda mais sobre o seu comportamento dentro da companhia.
Seja um feedback construtivo ou não, existem boas práticas para dar esse retorno que devem ser observadas. É fundamental determinar pontos de aprimoramento, mas também é essencial mostrar pontos fortes. Dessa forma, o objetivo de estimular o profissional pode ser alcançado.
Se utilizada da maneira correta, a prática do feedback pode ser transformadora e eficiente. Agora, vamos conhecer mais sobre os tipos de feedback?
Os 4 tipos de feedback
Antes de mais nada, é preciso estabelecer o seguinte: feedback não deve expressar sentimento ou emoção. Logo, deve ser um retorno a respeito de determinado comportamento baseado em dados claros e objetivos.
Além do feedback construtivo, há outros tipos que podem ser explorados dentro de uma relação profissional. No entanto, é preciso ter atenção, pois cada um deles tem um objetivo diferente.
1. Feedback positivo
À primeira vista, esse tipo pode ser confundido com o feedback construtivo. Porém, ele é muito utilizado para pontuar ações com impacto positivo. Assim, o profissional que ouve esse retorno tem motivação para que as ações continuem sendo feitas.
O reconhecimento por ações positivas é uma das melhores formas de motivar a equipe. Por outro lado, a ausência desse tipo de feedback pode gerar desmotivação e insegurança.
Dessa forma, aproveite a oportunidade de dar um retorno positivo sempre que o trabalho foi bem realizado
2. Feedback negativo
Já sabemos que ações positivas precisam ser reforçadas, no entanto, também é preciso pontuar o que foi ruim. Por exemplo: quando o colaborador age de forma inadequada ou entrega resultados abaixo do esperado.
Este tipo não é o mesmo que o feedback construtivo, mas deve ser uma crítica construtiva em vez de sermão. Ou seja, deve se basear em dados e apontar de forma clara e pontual os erros cometidos.
Não compare o desempenho bem como o comportamento de diferentes funcionários, pois só gera rivalidade. Além disso, antes de apontar os problemas, lembre-se de apontar os pontos positivos do profissional.
3. Feedback ofensivo
O feedback ofensivo é delicado, arriscado e deve ser evitado. Dessa forma, este tipo pode comprometer as relações e afetar a saúde e o clima organizacional.
Comentários que desqualificam e expõem as pessoas não oferecem soluções e podem gerar mais comportamentos indesejados.
4. Feedback construtivo
O feedback construtivo se aproxima muito do positivo, mas tem uma importante diferença. Juntamente com os pontos positivos, existe a indicação de próximos passos e novas estratégias. Desse modo, é possível maximizar o desempenho e melhorar os resultados.
Ou seja, ele oferece novas perspectivas de impulsionamento na carreira e ajuda a ajustar pontos de melhoria. Assim, o retorno valoriza o progresso e estimula o crescimento.
Diferentemente do positivo e do ofensivo, o feedback construtivo costuma ser mais eficaz. Quando feito corretamente – com empatia, respeito e responsabilidade – é altamente assertivo. Como resultado, consegue pontuar ações ou comportamentos que impactam negativamente e podem ser melhorados.
Por exemplo, uma boa abordagem de feedback construtivo para corrigir erros poderia ser algo como:
“Os erros acontecem e fazem parte do aprendizado. Para que isso não ocorra novamente, o que você acha que poderia ter feito de diferente? Podemos oferecer algumas dicas para melhorar esse processo. Gostaria de conversar sobre isso?”
Uma cultura de feedback pode trazer muitos benefícios para a equipe e para o negócio. Listamos abaixo os principais benefícios do feedback construtivo:
- Reforça a atenção aos pontos de melhoria;
- Diminui ruídos de comunicação;
- Evita que erros sejam reincidentes;
- Ajuda no autoconhecimento do colaborador.
Agora, vamos dar algumas dicas para aplicar esta ferramenta da melhor forma possível.
Como realizar um feedback construtivo?
Definitivamente, existem alguns pontos a serem considerados para garantir que a sua mensagem seja bem recebida. Afinal, já sabemos que o feedback pode ser um assunto delicado dentro de algumas empresas.
Por isso, se for aplicar um feedback, atente-se para explicar o contexto, o comportamento em questão, bem como o seu impacto. Não deixe de oferecer soluções e de se mostrar solícito para ajudar o colaborador a melhorar ou evoluir.
Preparar o ambiente é igualmente importante. Organize um local privado para evitar interrupções e fazer o colaborador se sentir acolhido. Se for um colaborador em regime de home office, garanta uma boa conexão e procure tornar a conversa leve.
Seja um feedback construtivo ou não, passar a mensagem clara e direta é fundamental. Além disso, não perca o foco nas abordagens e no resultado que quer alcançar.
Anote outras importantes recomendações:
- Primeiramente, o feedback deve ser dado em tempo. Ou seja, não espere muito após a ocorrência de um fato para ter essa conversa;
- Não faça uma crítica no meio dos elogios. Se o feedback é positivo, que essa seja somente a finalidade. Por outro lado, se for para corrigir, dê foco nesta situação e na sua solução;
- Procure sempre aplicar o feedback construtivo, já que ele tende a ser mais efetivo para a evolução de todos.
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