Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Conheça 5 lugares em São Paulo que vão te fazer ficar mais perto da natureza.

Natureza em SP

Quem vive em São Paulo ou pelo menos já visitou a grande selva de pedra sabe que muitas vezes faz falta desacelerar o ritmo e estar mais em contato com o verde. Para quem não sabe, São Paulo conta com belos parques e reservas, e pode oferecer momentos incríveis na natureza para você. Selecionamos 5 lugares que são um oásis no meio da correria do dia a dia. Vamos conhecer?

1. Pico do Jaraguá

Localizado na Zona Oeste da capital, o Parque Estadual do Jaraguá, mais conhecido pelo seu Pico, oferece umas das melhores vistas panorâmicas de São Paulo. No final do século XIX, o Parque do Jaraguá funcionava como uma fazenda do ciclo de ouro. Fundado apenas em maio de 1961 como um Parque, ainda hoje é possível observar por lá alguns casarões que foram construídos na época da exploração do ouro. Para quem tem espírito aventureiro, o Parque ainda conta com várias trilhas. Caminhando por elas, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde e até mesmo um bicho-preguiça. Você pode visitar o parque de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e para chegar, pode usar o transporte público ou ir de carro. Para saber mais, clique aqui.

 

2. Paranapiacaba

 

A vila de Paranapiacaba, localizada na região do ABC, surgiu por conta da construção da primeira ferrovia do estado de São Paulo, em 1865. Ainda hoje é possível fazer um passeio de trem para lá, partindo da capital (Estação Luz). Chegando à cidade, seja de carro ou de trem, é possível avistar a vila com casas tipicamente inglesas, construídas para abrigar os funcionários da companhia de trens São Paulo Railway. O clima londrino fica completo quando a região, que fica no alto da Serra do Mar, é tomada por uma neblina, que costumeiramente aparece por lá. Entre as principais atrações de Paranapiacaba estão o Clube União Lira Serrano, que oferece bailes e espetáculos musicais; o antigo Mercado, um empório que foi transformado em centro cultural; e o Museu Castelinho, principal projeto arquitetônico da vila que, além de abrigar mobiliário, quadros, relógios e fotos, oferece vista privilegiada. Além disso, você ainda pode passear pelas belas trilhas e tomar um banho em uma das cachoeiras da vila. Para saber mais, clique aqui.

 

3. Parque Estadual da Cantareira

Esse parque está dividido em 4 núcleos e é apenas uma parta da enorme área da Serra da Cantareira. Considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Estadual da Cantareira oferece uma vista única da cidade para quem se dispões a fazer uma trilha de três horas no núcleo Pedra Grande. Esse núcleo ainda conta com outras trilhas menores e um museu. Já o lindo Núcleo Engordador também conta com diversas trilhas, animais nativos, represas e cachoeiras, além da Casa da Bomba, uma construção que mostra como era realizada a distribuição de água no começo do século passado. Os outros núcleos que completam o Parque são chamados de Águas Claras e Cabuçu. Ah, ainda tem uma área de piquenique para você fazer uma pausa, comer e repor as energias. Para mais informações clique aqui.

 

4. Horto Florestal

Localizado na zona norte, o Horto Florestal foi criado há 120 anos, por um naturalista e botânico sueco.  O Parque conta com inúmeras espécies exóticas e nativas, como pau-brasil, jatobá e outras. Algumas das árvores são centenárias e apresentam belas e profundas raízes, que mais parecem esculturas. Passeando por lá, é comum observar bandos de tucanos, maritacas, jacus, capivaras, esquilos, bugios, macacos-prego, garças, socó, mergulhões. Não faltam lagos e bicas d’água potável que brotam do solo, além de belas alamedas, que proporcionam ao visitante um espaço para práticas esportivas e piqueniques. O Horto Florestal é um ótimo lugar para ir com a família, pois conta com a estrutura de Parque Infantil, Campo de Futebol e Fraldário. Para saber mais sobre horários de funcionamento e localização, clique aqui.

 

5. Jardim Botânico

As duas estufas são a marca do Jardim Botânico de São Paulo: uma delas abriga plantas típicas da mata atlântica, enquanto a outra é destinada a exposições temporárias. O espaço conta ainda com uma biblioteca, com um acervo único sobre botânica, além de um Museu, com diversas amostras de plantas da flora brasileira. É possível passar o dia todo no Jardim, já que ele conta com restaurantes e também com área de piquenique. Para quem gosta de história, é possível conferir por lá também o portão construído em 1894, que pertenceu à repartição de Águas e Esgotos até 1928, além de poder ver o marco das nascentes do rio Ipiranga. Para mais informações, clique aqui.