Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador com sistema Braille: a Europa tem!

purificador de água braille

Se você está lendo este texto, muito provavelmente não precisa de um purificador com sistema Braille para uso próprio. Por outro lado, este produto é essencial para lugares com grande circulação de pessoas ou para lares com deficientes visuais.

A OMS estima que existem 45 milhões de pessoas com cegueira no mundo e 135 milhões com baixa visão. No Brasil, o número de portadores de algum tipo de deficiência visual chega a 3,5 milhões. 

Para as pessoas com deficiência, existem diversas barreiras que impactam muito o acesso a variados ambientes sociais. Por conta disso, percebeu-se a necessidade de criar a Lei de Inclusão, que tem o objetivo de colocá-las em igualdade social.

Além da conscientização da sociedade, é preciso criar mecanismos para a inclusão no ambiente profissional e educacional. Da mesma forma, o mercado também deve pensar nas necessidades das pessoas com deficiência e criar produtos para atendê-las.

Na nossa linha de produtos, oferecemos um purificador com sistema Braille, para possibilitar a leitura e uso dos deficientes visuais. 

O que é sistema Braille?

Primeiramente, você já se perguntou como o Braille funciona e como ele surgiu? O francês Louis Braille perdeu a visão em um acidente aos 3 anos de idade. Em 1825, ele inventou o sistema de escrita e leitura tátil para deficientes visuais que utilizamos até hoje. Louis Braille tinha apenas 15 anos de idade.

Com certeza você já viu os pontinhos em alto relevo, característicos deste sistema. Ele funciona sempre com o arranjo de seis pontos em relevo. No purificador com sistema Braille, você também vai encontrá-los.

Eles são dispostos na vertical, em duas colunas de três pontos cada (cela Braille).  Assim, esses 6 pontos dispostos em diferentes posições, podem formar 63 combinações ou símbolos. Com eles, é possível escrever textos em geral, anotações científicas, bem como partituras musicais ou até taquigrafia.

Purificador com sistema Braille no painel

Projetados para fixação na parede, os produtos da linha Summer Line também atendem à Lei de Acessibilidade ABNT NBR 9050.

O Europa Summer é o modelo refrigerado com o filtro mais potente do mercado. Além disso, conta com indicação em Braille no painel. Para acionar os botões “fluxo”, “natural” ou “gelada”, o deficiente visual pode realizar a leitura tátil por meio deste sistema.

Uma tecla de eletrodomésticos lisa é algo normal para a maioria das pessoas. Por outro lado, para as pessoas com deficiência visual, elas são mais uma barreira de inclusão. Assim também é uma senha de chamada de um atendimento público, visível apenas em um painel luminoso.

Dessa forma, o Summer dá mais autonomia às pessoas com deficiência visual, que podem utilizar o aparelho sem auxílio externo.

O purificador com sistema Braille também tem um botão que evita o acionamento manual e utiliza gás ecológico no compressor. Seu sistema de purificação é um dos melhores do mundo, garantindo proteção contra bactérias e vírus.

Por mais produtos inclusivos 

No início de 2020, foi aprovado um projeto de lei que vai ampliar os mecanismos de acessibilidade aos deficientes visuais. 

A lei destina-se aos fabricantes e comerciantes de eletrodomésticos, eletroportáteis e eletroeletrônicos. A ideia é obrigá-los a fornecer aos consumidores com deficiência visual produtos com recursos de tecnologia assistiva. 

Ou seja, se o consumidor solicitar, deve receber um produto com teclas e botões adaptados. O purificador com sistema Braille já atende a essa solicitação.

Definitivamente, ainda é preciso evoluir muito no caminho da inclusão, principalmente quando pensamos em produtos. Existem poucas obrigatoriedades e opções funcionais para os deficientes visuais. São muito raros os fabricantes que adotam as embalagens acessíveis.

Há pouco mais de 10 anos, tornou-se obrigatório fornecer bulas de remédio em Braille quando solicitado. Os produtos alimentares e de limpeza também deveriam seguir esta mesma norma. Dessa forma, as informações básicas e essenciais dos produtos estariam disponíveis a todos os consumidores.

As embalagens e rótulos dos produtos são a maneira que o consumidor entra em contato com o que deseja adquirir. Se não houver sistema Braille nos produtos, a autonomia dos deficientes visuais fica muito restrita.

Já tinha pensado sobre tudo isso? Já imaginou como seria não saber o que o produto oferece no supermercado e o que um remédio pode causar? 

Se possível, procure conviver mais com a escrita pontográfica, até dentro da sua casa. Ter um purificador com sistema Braille é um grande passo para a inclusão e para ampliar o conhecimento.