Purificador com compressor: como durar mais?
Postado 22 de setembro de 2022 em Produtos, Tecnologia, Todos por Europa
Um purificador com compressor é um produto robusto que oferece água gelada de qualidade. Da mesma forma que acontece com os eletrodomésticos da cozinha, existem alguns cuidados essenciais para aumentar sua durabilidade.
Antes de mais nada, vale lembrar que o sistema de refrigeração por compressão é muito comum e eficiente. Sua geladeira, por exemplo, conta com o mesmo sistema para conservar os alimentos.
Dentro dos aparelhos, a compressão de vários gases causa o resfriamento. À primeira vista, isto pode parecer um problema para o meio ambiente, mas não é. O gás utilizado nos nossos purificadores, por exemplo, é ecológico. Ou seja, não utilizamos o CFC e não prejudicamos a camada de ozônio.
Por outro lado, para purificadores de água também existe o sistema de placa eletrônica. Os modelos com esse sistema costumam ser mais baratos, mas não gelam tão bem a água.
Assim, o purificador com compressor é o padrão dos refrigerados da linha Europa. Nossos produtos oferecem água a uma temperatura média de 9°C a 6°C. Além disso, são fabricados com materiais resistentes (aço inox) e podem durar a vida toda.
No entanto, é preciso cuidar bem do seu aparelho para garantir uma vida útil mais longa. Agora, vamos apresentar 5 dicas para fazer o seu purificador com compressor durar mais!
Como fazer o purificador com compressor durar mais?
1- A instalação conta muito
Primeiramente, procure instalar o seu aparelho no melhor local possível. Ou seja, escolha um espaço seguro e que ajude a otimizar a refrigeração. Além disso, é importante pensar em um local acessível para a manutenção do aparelho.
Dessa forma, evite instalar o purificador com compressor em lugares excessivamente quentes, pouco ventilados ou sujeitos aos raios solares. Por exemplo: próximo a fogões, fogareiros, estufas ou outros aparelhos que irradiem calor. Isso prejudica a eficiência de refrigeração do aparelho e pode causar danos à aparência do produto.
2- Fique de olho na higienização do produto
Definitivamente, a cozinha ou a copa são ambientes que sujam com mais facilidade. Logo, a prática da limpeza deve ser cotidiana para garantir a saúde e o bem-estar. Existem aparelhos que sujam muito e mais rapidamente, como o fogão e a geladeira, por exemplo.
Por outro lado, um purificador com compressor também precisa de alguns cuidados externos e de higienização periódica. A bica é a parte que libera a água para o consumo, e pode acumular sujeira ao longo do tempo.
Como resultado, é possível encontrar odor na água, mau gosto, corpos estranhos e o risco de contaminação por bactérias. Logo, é importante fazer a limpeza da bica de aparelhos como Da Vinci Ice, Summer e Fluir a cada 15 dias. Clique aqui para ver o passo a passo deste procedimento no manual.
Do mesmo modo, os cuidados externos com o produto devem seguir algumas orientações. Para limpar um purificador com compressor, use apenas um pano úmido. É igualmente importante saber que não se deve lavar ou molhar o produto com jatos ou mangueira em nenhuma hipótese.
Assim também, não utilize palhas de aço, removedores ou solventes. Estes materiais podem prejudicar a aparência do produto.
3- Cuide da parte elétrica do seu purificador com compressor
Diferentemente dos modelos naturais, os purificadores refrigerados necessitam de energia elétrica para funcionar. Logo, é preciso tomar algumas precauções na parte elétrica.
O plugue do cabo de alimentação dos nossos produtos respeita o novo padrão estabelecido pelo Cometro. Caso a sua tomada ainda esteja no padrão antigo, recomendamos a adequação ao novo padrão estabelecido pela NBR 14136.
Antes de mais nada, verifique a voltagem da rede elétrica de instalação (127v ou 220v) com o produto ainda desligado.
Ainda mais importante é não remover o pino de aterramento do plugue do seu produto. Caso isso aconteça, como resultado, há risco de acidente ao usuário bem como a perda da garantia.
Ligue sempre o seu purificador com compressor à uma tomada exclusiva e aterrada. Assim também, não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim). Este tipo de ligação pode causar acidentes ou sobrecarga na rede elétrica.
Por fim, cuide sempre para que o purificador não fique apoiado sobre o cabo de alimentação.
4- Faça a troca do refil no tempo certo
Esta é uma dica simples, mas muito importante. Definitivamente, o refil é a peça mais importante do seu purificador com compressor ou de qualquer purificador.
Dentro dele, estão os elementos filtrantes, responsáveis pelo processo de filtragem e purificação da água. Portanto, para garantir a qualidade da água é fundamental fazer a troca no tempo certo. Da mesma forma, compre sempre refis originais e certificados.
Cada refil tem um tempo de vida útil estabelecido pelo fabricante. Na nossa linha de produtos, esse tempo varia de 4 meses a 2 anos, de acordo com o modelo. Fique de olho no seu Eurotimer ou no manual do produto e não perca o prazo!
5- Procure utilizar sempre água potável
Um purificador com compressor é um aparelho cuja função é melhorar a qualidade da água. Dessa forma, seu funcionamento ideal é com água previamente tratada por estação concessionária. Ou seja, água própria para consumo humano, que atenda aos padrões de potabilidade.
Por outro lado, ainda é possível utilizar água de poços artesianos ou caseiros. Nestes casos, é importante haver um laudo comprovando que a água é potável, segundo os requisitos do Ministério da Saúde.
No entanto, fora destas condições, existe o comprometimento das especificações informadas pela fabricante. Como resultado, o produto pode não apresentar o funcionamento adequado.
Enfim, como qualquer outro bem durável, o purificador com compressor pode ter uma vida longa se bem cuidado. Você conhecia essas dicas para fazer o seu produto durar mais? Se gostou das dicas, compartilhe o conteúdo!