Purificador de água antibacteriano: como funciona?
Postado 3 de setembro de 2020 em FAQ, Produtos, Saúde, Tecnologia, Todos por Andreo
Atualmente, o purificador de água antibacteriano ou com eficiência bacteriológica é um dos mais procurados no mercado.
Há pouco tempo, o alerta na população a respeito da qualidade e da segurança da água não tinha tanta importância.
Essa conscientização tem se ampliado ainda mais por conta do atual cenário de pandemia que temos vivido. As preocupações com a saúde de forma geral e com possíveis fontes de contaminação só cresceram.
Dessa forma, as pessoas passaram a se informar mais e a buscar produtos que ofereçam mais segurança em seu dia a dia.
Mais consciência gera busca por mais proteção.
Beber água regularmente, juntamente com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável é a melhor combinação para a saúde. Assim, você cuida também do bem-estar e deixa seu sistema imunológico sempre forte.
Quando se quer ter total segurança e garantia na hidratação, o ideal é procurar um purificador de água antibacteriano. Mas, o que define a proteção contra bactérias?
Basta uma rápida procura para perceber que existem diversos tipos de purificadores disponíveis, com variados sistemas, certificações e funções. Vamos abordar o que significa ter eficiência bacteriológica aprovada e como funciona um sistema antibactérias.
Qual garantia oferece um purificador de água antibacteriano?
A eficiência bacteriológica garante que o sistema do purificador é realmente eficiente para eliminar as bactérias da água. Diferentes marcas e modelos contam com tecnologias distintas para atingir esse objetivo. Alguns modelos conseguem eliminar até 99% das bactérias.
O INMETRO é órgão responsável por verificar se os quesitos de qualidade dos produtos fabricados estão sendo cumpridos. Com os purificadores de água funciona do mesmo modo. Dentre os 3 pontos avaliados pelo INMETRO para conquistar o selo está o teste de eficiência bacteriológica.
Esse teste determina se aquele produto pode ser considerado um purificador de água antibacteriano. Ele possui apenas duas classificações: aprovada e não se aplica. Logo, para ter certeza de que o purificador possui esse sistema, procure a indicação “aprovada” no selo.
Coleta-se 200 ml de água logo depois de passar pelo aparelho para realização da contagem bacteriana. Para ser aprovado, o aparelho deve ter resultado satisfatório tanto no ensaio do começo da vida útil, quanto do final.
O INMETRO realiza análises de aparelhos de diferentes marcas e divulga os resultados para os consumidores. Os produtos que passam em todos os critérios de qualidade recebem o Selo, com diferentes classificações. Se quiser saber mais sobre este processo de avaliação, leia o nosso artigo do Blog
Como os Purificadores Europa garantem a eliminação das bactérias (e até vírus)?
Antes de mais nada, você consegue imaginar uma partícula 250 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo? Esse é o tamanho dos mais de 400 bilhões de microporos que compõem as membranas de fibra oca do Sistema HF.
O Sistema HF (Hollow Fibre) é composto por uma câmara. Nesta, rstão as membranas de fibra oca e seus bilhões de microporos. Eles possuem porosidade de 0,3 micron e são responsáveis pela retenção de coliformes fecais, bem como coliformes totais.
Bactérias patogênicas, protozoários e outras impurezas são igualmente eliminadas da água. O purificador de água antibacteriano de entrada da Europa é o Da Vinci HF. Existem outros modelos refrigerados e com tecnologias ainda mais avançadas.
O Summer Line UVLS HF é o melhor exemplo. Ele conta com o sistema HF combinado a um sistema de lâmpada ultravioleta. Assim, é possível eliminar tanto bactérias quanto vírus presentes na água, oferecendo máxima proteção.
Bateu aquela curiosidade de entender melhor como funcionam os sistemas de purificação? Assista ao nosso vídeo e faça uma viagem para dentro de um purificador de água antibacteriano!