Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador de água com compressor: como funciona?

purificador de água com compressor

Se você é daquelas pessoas que amam água gelada, já deve ter ouvido falar em purificador de água com compressor. Nas pesquisas de purificadores de água refrigerados, ele sempre aparece como uma opção, mas, você sabe como funciona?

Primeiramente, queremos relembrar um assunto já tratado aqui no Blog. Muita gente acredita que água gelada mata mais a sede

Ainda mais no calor, muitas pessoas só se sentem realmente saciadas e hidratadas depois de um bom copo de água gelada.

Por outro lado, não existe nenhum estudo que comprove isso, então fique de olho na hidratação diária, mesmo com água em temperatura natural. 

Para evitar o trabalho de repor jarras e garrafas na geladeira, o purificador refrigerado é a melhor opção. Dentre os refrigerados, o purificador com compressor é bastante comum e eficiente.  

Juntamente com ele, existe também o purificador de água com refrigeração por placa eletrônica. A seguir, vamos falar de cada um deles e suas diferenças.

Como funciona um purificador de água com compressor

Você já parou para pensar como funciona a sua geladeira ou o ar condicionado do seu trabalho? 

Dentro desses dois aparelhos, existe um sistema de refrigeração que envolve a compressão de vários gases. Da mesma forma, também funciona o purificador com compressor.

Antes de mais nada, não se preocupe com relação aos gases: eles não fazem mal à saúde e nem ao meio ambiente. Os modelos vendidos atualmente são ecológicos, já que não utilizam mais o CFC como gás refrigerante

Os purificadores de água com sistema à compressão funcionam sempre com energia elétrica. Uma vez ligados na tomada, o resfriamento da água começa. 

Logo depois, um termostato indica quando todo o líquido está gelado, encerrando o processo de resfriamento. Quando o reservatório recebe um novo volume de água natural, esse processo começa novamente.

O purificador com compressor é muito indicado para países tropicais, bem como para lugares com um fluxo razoável de pessoas. Sabe por que? O compressor de ar não precisa da troca de calor para resfriar a água. Logo, ele garante que a água fique bem gelada, mesmo quando o clima está quente. 

Se tem muita gente querendo beber água gelada no mesmo dia, ela atende. Sua alta capacidade de refrigeração permite que alguns modelos ofereçam perto de 50 litros de água gelada por dia.

Vantagens do compressor

Não à toa, esse é o modelo mais tradicional do mercado. Isso porque o purificador com compressor deixa a água mais gelada e refrigera mais rapidamente. Em síntese, veja os principais pontos positivos desse tipo de produto:

  • Indicado para lugares com alto fluxo de pessoas, como escritórios, comércios e grandes famílias.
  • O sistema de refrigeração é mais rápido. Geralmente leva cerca de 1 hora para gelar toda a água depois que se esvazia completamente o reservatório.
  • Proporciona a refrigeração de grandes quantidades de água por dia.
  • Tende a ser mais econômico que os modelos com placa eletrônica.

E a placa eletrônica, o que é, afinal?

O nome desse sistema já sugere onde ele é encontrado mais facilmente: na indústria dos eletrônicos. Menos robusto, ele funciona a partir de um princípio físico chamado de “Efeito Peltier”.  

purificador de água com compressor

Composto por equipamentos chamados de pastilhas termoelétricas, esse sistema opera pela troca de calor. Essas pastilhas são condutores, que aquecem quando submetidos a uma tensão elétrica, em um sistema fechado.

Dessa forma, a parte interna resfria-se e a superfície externa esquenta, dissipando posteriormente esse calor através de um sistema adequado. Um produto com esse sistema geralmente é mais leve e mais barato que um purificador com compressor.

Por outro lado, sua velocidade de refrigeração é bem mais baixa: pode levar até 2 horas para gelar completamente a água. Assim,  as placas ficam ligadas por muitas horas, deixando a conta de de luz mais cara no fim do mês.

Em média, a quantidade máxima de água refrigerada por dia nestes equipamentos fica em torno de 20 litros por dia. Assim, para famílias pequenas que não utilizam o aparelho repetidas vezes, pode ser uma opção adequada.

Purificador com compressor x placa eletrônica: diferenças

A principal diferença entre os dois modelos está no volume de água que são capazes de gelar por ciclo. Do mesmo modo, na velocidade com que conseguem refrigerar a água. 

O purificador com compressor costuma ser sempre o mais indicado. Ideal para quem consome muita água gelada, bem como para lugares com alta circulação de pessoas. Apesar de maior e mais pesado, ele é mais eficiente e durável. 

Você e a sua família adoram água gelada, mas a cozinha parece não ter espaço para um refrigerado robusto? Então, saiba que a Europa tem o único purificador com compressor modular do mercado. Mas o que é isso, afinal

Isso significa que o módulo de refrigeração (onde fica o compressor) pode ser instalado separadamente. Você otimiza o espaço da sua cozinha e não abre mão de água de qualidade, bem gelada, o dia todo. 

Quer saber mais sobre o único modular do mercado e conhecer os outros refrigerados da nossa linha? Clique aqui para navegar pela nossa loja virtual e encontrar o modelo ideal para você.