Postado 26 de outubro de 2022 em Produtos, Tecnologia, Todos por Europa
Um purificador de água elétrico pode trazer muita praticidade para o seu dia a dia. Por outro lado, quando há falha no fornecimento de energia, será que ele continua gelando a água?
Esta é uma dúvida muito comum para quem deseja comprar este tipo de aparelho e não quer ficar na mão. Afinal, a eletricidade é fundamental para o funcionamento do produto.
O purificador elétrico, também chamado de purificador refrigerado, pode oferecer água em até 3 temperaturas. Para quem é fã de água gelada, este é o produto ideal. Assim, você não precisa encher jarras ou garrafas e colocar na geladeira.
Existem dois sistemas de refrigeração para estes produtos no mercado. A energia elétrica é igualmente necessária para o funcionamento de ambos.
Antes de mais nada, vamos explicar rapidamente como funcionam estes sistemas. Depois, você vai descobrir se um purificador elétrico continua gelando a água sem energia!
Primeiramente, vale esclarecer que existem 2 sistemas de refrigeração no mercado: compressor e placa eletrônica.
O purificador elétrico por compressor tem o funcionamento semelhante ao da geladeira. O mesmo motor (compressor) existe igualmente nos dois produtos.
Assim, o processo de resfriamento da água ocorre com a compressão de gases e sem troca de calor. Se quiser entender mais detalhes do funcionamento desse sistema, clique aqui.
Por outro lado, como já diz o nome, o sistema de placa eletrônica é encontrado em muitos equipamentos eletrônicos. Ele opera com troca de calor, por meio de uma placa que controla um conjunto de pastilhas termoelétricas.
As pastilhas são submetidas a uma tensão elétrica e se aquecem. Como resultado, a parte interna resfria-se e a superfície externa esquenta. Posteriormente, esse calor é dissipado por meio de um sistema adequado. É assim que um purificador elétrico com placa eletrônica resfria a água.
Cada um dos sistemas tem uma capacidade de refrigeração diferente. Do mesmo modo, também existe a questão do consumo de energia de cada um. Definitivamente, entender essas questões ajuda muito a encontrar o purificador de água gelada ideal para você.
Agora, vamos entender melhor o que é a capacidade de refrigeração de um purificador elétrico. Igualmente, vamos compreender como funciona o armazenamento de água gelada.
A capacidade de refrigeração varia de acordo com o modelo e o sistema do purificador. Ou seja, a quantidade de água que ele gela num determinado período de tempo.
Por exemplo: sabemos que um purificador elétrico com compressor gela mais que o de placa eletrônica. Do mesmo modo, existem particularidades em cada modelo que podem impactar nesse desempenho.
Na nossa linha, por exemplo, o modelo Summer gela até 3 litros de água por hora. Como resultado, é possível servir muitas pessoas com água gelada num curto espaço de tempo.
Contudo, nenhum sistema ou capacidade de refrigeração resolve se não tiver energia. Um purificador elétrico só é capaz de resfriar a água enquanto está recebendo eletricidade da rede.
Caso contrário, nem o compressor nem a placa eletrônica poderiam funcionar. Dessa forma, muitas pessoas pensam que o purificador de água parou de gelar quando há uma queda de energia.
Apesar disso, existem os reservatórios de água, já ouviu falar? Estes são os compartimentos que recebem a água que o purificador refrigera. Logo, existe água gelada armazenada no reservatório. Esse compartimento pode ter tamanhos diferentes, de acordo com cada modelo de produto.
Assim, ainda que acabe a energia, é possível consumir a água do reservatório do purificador elétrico. Porém, se demorar muito a ativar o sistema de resfriamento, esta água voltará à temperatura natural.
Mas e a água natural? Nem todos os modelos de purificadores refrigerados fornecem água natural quando acaba a energia. Assim, o acionamento do botão de muitos modelos para de funcionar completamente.
Na nossa linha, o Europa Fluir é o purificador elétrico que nunca deixa você na mão! Com 1,8 litros de capacidade de reservatório, ele continua oferecendo água gelada mesmo sem energia elétrica.
Este texto foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar!