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Qual a pegada hídrica do seu negócio?

A crescente preocupação com a sustentabilidade e a conscientização sobre os impactos ambientais já é uma realidade para empresas de todos os setores e de todos os tamanhos. Como resultado, as companhias têm repensado suas práticas diárias, em busca de soluções mais sustentáveis.

Para as donas de startups, por exemplo, entender o conceito e a relevância da pegada hídrica pode ser um diferencial estratégico, que permite o desenvolvimento responsável do negócio, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Antes de mais nada, você sabe exatamente o que é pegada hídrica? De modo similar à , a huella hídrica (HH) é um indicador ambiental que mensura o volume de água doce (litros ou metros cúbicos) utilizado ao longo de toda a cadeia de produção de um bem de consumo ou serviço de forma direta ou indireta.

A pegada hídrica pode ser usada para medir o consumo de água de quase qualquer coisa: desde a fabricação de umas calças até o consumo total de um país, passando por uma colheita ou pelas atividades anuais de uma empresa. Ela inclui não apenas a água utilizada no processo produtivo, mas também a água necessária para o cultivo de matérias-primas, fabricação, transporte e descarte adequado do produto.

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Conheça os tipos de pegada hídrica

Existem três classificações de pegada hídrica, definidas de acordo com a procedência da água:

1. Pegada hídrica verde: refere-se à água da chuva que é armazenada no solo e usada pelas plantas durante o processo de crescimento. A água verde está diretamente relacionada ao consumo de água no setor agrícola, incluindo a produção de alimentos, fibras e biocombustíveis.

2. Pegada hídrica azul: representa a água retirada de fontes superficiais (rios, lagos) e subterrâneas para uso humano, industrial e agrícola. Essa água é geralmente utilizada em processos de fabricação, produção de energia, irrigação e consumo doméstico.

3. Pegada hídrica cinza: representa a água contaminada ou poluída resultante de atividades humanas e industriais. A água cinza requer tratamento adequado antes de ser devolvida aos corpos d’água ou reutilizada.

Em linhas gerais, o objetivo da pegada hídrica é criar consciência sobre o enorme volume de água exigido pelos nossos processos de produção e hábitos de vida com a meta de promover um uso racional e sustentável. Entender e reduzir nossa pegada hídrica torna-se fundamental para garantir a disponibilidade desse recurso vital para as gerações futuras e ecossistemas saudáveis.

Agora que você já sabe o que é a pegada hídrica e a relevância que ela tem para o seu negócio, que tal entender como é possível calcular uma pegada e quais as vantagens que a sua empresa pode ter ao considerar essa métrica em suas estratégias?

Como calcular a pegada hídrica?

Quando pensamos em calcular a pegada de um país, por exemplo, temos quatro fatores determinantes:

Volume total do consumo:

A relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) de um país e a sua pegada hídrica costuma ser proporcional. Ou seja, quanto maior o PIB, maior será a sua pegada hídrica.

Padrões de consumo

Os hábitos de consumo de um país condicionam a sua pegada hídrica. Sobretudo, o consumo de itens que precisam de uma elevada quantidade de água para sua produção.

Clima

Em países com temperaturas gerais elevadas e, portanto, uma maior demanda evaporativa, os cultivos podem exigir um maior volume de água.

Práticas agrícolas

Certos países com rendimentos agrícolas baixos, especialmente por culpa da ineficiência, também têm pegadas hídricas elevadas.

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Pensando no seu negócio, a pegada hídrica pode ser calculada para um produto específico, atividade ou região geográfica. Para isso, é necessário considerar a quantidade de água utilizada em cada uma das três categorias (verde, azul e cinza) durante o processo produtivo ou a atividade em questão.

Quer saber o tamanho da sua pegada hídrica pessoal? para acessar a calculadora criada pela e descubra!

Por que considerar a pegada hídrica na estratégia da sua startup?

É fundamental que toda empreendedora procure integrar o conceito da pegada hídrica em suas estratégias de negócio desde o início.

Ao adotar uma abordagem sustentável logo de cara, as startups podem estabelecer uma cultura corporativa voltada para a sustentabilidade, criando um impacto positivo a longo prazo no mundo, além de ter algumas vantagens no mercado.

Quer um motivo para levar este conceito para dentro da sua empresa?

Nós temos 4!

1. Sustentabilidade

Avaliar a pegada hídrica permite que as startups compreendam o impacto de suas operações no consumo de água, identificando oportunidades para reduzir o consumo e adotar práticas mais eficientes.

2. Redução de custos

A adoção de medidas para reduzir a pegada hídrica pode levar a uma maior eficiência no uso da água. Como resultado, muitas vezes é possível obter redução de custos operacionais, implementando sistemas de reuso de água ou buscando fontes alternativas de abastecimento, por exemplo.

3. Responsabilidade social

A preocupação com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais é uma questão cada vez mais valorizada pelos consumidores. Ao demonstrar um compromisso com a redução da pegada hídrica, as startups podem fortalecer sua imagem de responsabilidade social e atrair consumidores engajados na causa.

4. Inovação e diferenciação

A busca pela redução da pegada hídrica pode impulsionar a inovação dentro das startups, buscando desenvolver produtos ou serviços que sejam mais eficientes no uso da água ou que ofereçam alternativas mais sustentáveis.

Enfim, fica fácil perceber como pode ser vantajoso considerar a pegada hídrica na sua startup, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

Além de contribuir para a conservação dos recursos hídricos e reduzir custos operacionais, a adoção de práticas sustentáveis pode fortalecer a imagem da sua empresa, diferenciando-a no mercado e atraindo consumidores conscientes.

Com uma ação coletiva de todos os setores da sociedade, é possível enfrentar o desafio da escassez de água.

Que tal começar agora a fazer a sua parte?