Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Que mundo você quer deixar para seu filho?

Que mundo você quer deixar para seu filho?

Podemos dizer que a palavra sustentabilidade virou um clichê, mas na verdade, pouca gente sabe o que ela significa de fato.

Quando questionadas sobre o que entendem por sustentabilidade, as pessoas apresentam uma resposta parecida. Geralmente, elas mencionam ações possíveis e necessárias para um dia a dia mais sustentável.

Por exemplo: separar resíduos recicláveis para a coleta seletiva ou gastar menos água. Definitivamente, estas são atitudes sustentáveis, mas o conceito de sustentabilidade vai muito além disso.

Ser sustentável é atuar no mundo de forma harmônica, sem esgotar os recursos naturais. Como resultado, podemos garantir a nossa existência assim como o futuro das próximas gerações.

Você pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com a minha empresa? Absolutamente tudo! Afinal, todas as ações das companhias são voltadas para o cliente, certo?

Além disso, a sociedade está experimentando os primeiros passos de uma mudança de comportamento de consumo em direção à sustentabilidade. Ou seja, clientes mais conscientes estão buscando produtos de empresas mais sustentáveis.

A sustentabilidade é cada vez mais decisiva

A pesquisa da Euromonitor International para tendências globais de consumo de 2022 reflete esta afirmação em números. Entre as 10 tendências identificadas para o ano, 3 estão diretamente relacionadas à sustentabilidade.

Confira a seguir:

1- Agentes do clima.

A eco ansiedade e a emergência climática já são uma realidade mundial. Assim, elas promovem o ativismo ambiental e a conscientização por uma economia com menor emissão de gases efeito estufa. Em 2021, 35% dos consumidores no mundo reduziram ativamente suas emissões.

2- Antigos produtos, novos donos.

Os mercados de compras peer-to-peer (de pessoa para pessoa) e de segunda mão crescem à medida que os consumidores buscam itens únicos, acessíveis e sustentáveis.

3- A grande renovação da vida.

Os consumidores dedicam cada vez mais esforços ao desenvolvimento pessoal e ao bem-estar, e estão fazendo drásticas mudanças de vida que refletem seus valores, paixões e propósitos.

Se você pensa que estes comportamentos não refletem a realidade brasileira, pense novamente.

Segundo a pesquisa da Nielsen de 2019, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.

De acordo com um levantamento do IBV, 84% dos consumidores indicam que a sustentabilidade ambiental é moderadamente importante. Comparado ao resultado de 2 anos atrás, 22% a mais dos consumidores afirmam que a responsabilidade ambiental é muito ou extremamente importante na hora de formar uma opinião sobre uma marca.

A nova edição da pesquisa global da Cargill aponta na mesma direção. Atualmente, 74% dos entrevistados no Brasil entendem a sustentabilidade como fator importante na hora da compra. Se compararmos os números das pesquisas de 2019 e 2021, constatamos um aumento de 13 pontos percentuais.

Portanto, fica claro que para uma empresa se manter relevante no mercado atual, é preciso seguir esta tendência: “81% de CEOs de grandes companhias dizem já estar desenvolvendo novos produtos e serviços sustentáveis”. Esse foi o resultado da pesquisa da ONU com CEOs em 2021.

Dicas para criar uma empresa sustentável

Para quem está dando os primeiros passos na própria empresa, temos uma boa notícia: é muito mais fácil criar uma empresa com o olhar da sustentabilidade do que transformá-la depois.

Temos algumas dicas muito importantes para ajudar nesse processo:

  1. Atenção na hora de escolher seus fornecedores: sempre que possível, busque fornecedores locais. O deslocamento de mercadorias é um grande vilão das emissões de gases do efeito estufa;
  2. Menos emissão na distribuição: opte por transporte de baixas emissões (bicicleta, transportes coletivos) ou escolha combustível com menor emissão (etanol) para distribuir seus produtos ou serviços;
  3. Pense bem nas embalagens: se for utilizá-las, procure saber de qual material elas são feitas. Será que existe algum material mais sustentável ou uma forma de diminuir a quantidade de embalagens? Elas são recicláveis ou reutilizáveis? Será que é possível tornar a embalagem retornável e oferecer um desconto ao cliente na compra do próximo produto?;
  4. As pessoas são fundamentais no ecossistema sustentável: por isso, procure oferecer uma boa qualidade de vida a quem trabalha na sua empresa. Seus colaboradores moram perto de onde trabalham? As políticas de contratação e plano de carreira da sua empresa consideram as questões da Diversidade, Equidade e Inclusão?

Quem já está no mercado também pode mudar

Agora, se a sua empresa já existe também é possível torná-la mais sustentável. A liderança tem um papel fundamental na condução dessa mudança de cultura nas corporações.

Logo, quanto mais engajado o líder, mais fácil trazer transformações. Antes de mais nada, escolha um tema para começar seu processo de mudança.

Priorize o que for mais fácil para você, como por exemplo: gestão e redução de resíduos, mudança de embalagens, troca de fornecedores externos por locais, levantamento de emissões de gases efeito estufa, utilização de biocombustíveis, entre outros.

Para colocar um projeto em prática, vamos apresentar uma receitinha que ajuda muito:

  1. Primeiramente, é preciso mensurar, fazer um diagnóstico da situação atual;
  2. Depois, defina as metas que quer alcançar;
  3. Trace o plano de ação e coloque a mão na massa! Esta é a hora de implementar o projeto;
  4. Fique de olho no desempenho e siga monitorando os resultados;

Por último, e sempre por último, comunique os resultados. É assim que você vai contar ao seu cliente o que você está fazendo.

O planeta demanda atenção urgente às questões ambientais. Para garantir a saúde e longevidade das gerações futuras, é preciso um esforço conjunto. Os setores público e privado, assim como toda a sociedade, devem estar unidos em esforços contínuos para aplicar novos projetos, pesquisas e ideias sustentáveis.

Texto produzido pela empresa Europa

Somos pioneiros no mercado brasileiro de purificador e filtragem de água. Trabalhamos há 39 anos para entregar água tratada e de qualidade para todos!

 

Referências:

https://www.euromonitor.com/press/press-releases/euromonitor-revela-as-10-principais-tendências-globais-de-consumo-2022#:~:text=Em%202021%2C%2035%25%20dos%20consumidores,público%20on%2Dline%20mais%20amplo

https://www.nielsen.com/pt/insights/2019/brasileiros-estao-cada-vez-mais-sustentaveis-e-conscientes/

https://veja.abril.com.br/agenda-verde/consumidor-esta-mais-preocupado-com-sustentabilidade-mostra-estudo-da-ibm/