Reduzir custos na empresa: 5 ideias para começar.
Postado 22 de setembro de 2020 em Europa Empresas, Sustentabilidade, Todos por Andreo
Está difícil fechar as contas no final do mês e você gostaria de boas alternativas para reduzir custos na empresa? Nesse texto, vamos apresentar algumas ideias inovadoras e simples.
Diante do cenário que estamos vivendo, é natural que muitas empresas tenham que repensar seus custos para sobreviver. O mercado sofreu e ainda sofre a influência dessa grave crise econômica mundial.
Dessa forma, reduzir custos na empresa aparece como a saída mais rápida e segura para se manter competitivo. Esse ciclo de retração da economia ainda pode perdurar e, nesse ínterim, é preciso ser criativo para não entrar no vermelho.
Mas pode respirar aliviado, porque a dica mais importante é: comece pelas pequenas atitudes. Simples mudanças colocadas em prática trazem mais engajamento da equipe. Assim, a redução coletiva passa a ser, pouco a pouco, uma rotina na empresa. Bateu curiosidade para saber quais são as dicas?
5 ideias para reduzir custos na empresa
Desde já, lembramos que essas dicas são muito válidas para serem adotadas sempre, e que podem trazer muitos resultados positivos. Elas servem tanto para um momento de instabilidade econômica quanto para uma fase de aumentar a margem de lucro.
1- Seja Sustentável
A sustentabilidade, além de ser essencial para o futuro do mundo, também é uma maneira de reduzir custos na empresa.
Atitudes simples como trocar as lâmpadas antigas pelas novas de LED podem levar a uma economia significativa. Em ambientes escuros, pintar as paredes de cores mais claras pode, até mesmo, possibilitar a eliminação de algumas lâmpadas.
Assim também, o ar-condicionado é um grande consumidor de energia elétrica. Vale a pena tentar substituir seu uso pela abertura das janelas por algumas horas do dia. Verifique se existem outros equipamentos que podem ser sumidouros de energia e troque-os por outros mais modernos e econômicos.
A sua empresa ainda compra água de galão ou garrafa? Então, você está perdendo dinheiro, arriscando a saúde da equipe e prejudicando o meio ambiente ao mesmo tempo. O consumo desses materiais juntamente com os copos plásticos leva de 8 a 13 milhões de toneladas aos oceanos todos os anos.
Já parou para pensar em todo o plástico descartado, na emissão de gases durante o trajeto das constantes entregas? Toda essa cadeia é predatória para o meio ambiente e ainda não oferece água segura.
Alugar um purificador de água é uma ótima forma de ser sustentável e reduzir custos na empresa. Os aparelhos têm baixo consumo de energia, evitam o descarte de milhares de garrafas plásticas e trazem mais praticidade. Existe uma equipe de suporte dedicada e as manutenções são feitas frequentemente.
Para quem prefere investir nos ativos, continua sendo economicamente interessante comprar purificadores para a empresa. Dessa forma, a responsabilidade da manutenção é da empresa, os custos variam, mas o produto passa a compor a estrutura do ambiente de trabalho.
2. Sinalize
As placas e adesivos que indicam as direções e orientações de segurança podem servir para mais coisas. Elas podem ajudar a relembrar, bem como estimular a equipe a adotar alguns hábitos mais econômicos.
Assim, você pode começar distribuindo plaquinhas de: “Apague a luz”, “Imprima só o necessário”, “Traga sua caneca ou garrafinha de água”. São ações simples e fáceis de adotar e que ajudam a guiar as pequenas decisões do dia a dia.
3- Adote a terceirização
A reforma trabalhista ampliou as possibilidades de terceirizar serviços e profissionais. Em diversos momentos, essa pode ser uma ideia para reduzir custos na empresa.
Existem serviços que, frequentemente, já são terceirizados em grandes empresas. Entre eles estão a limpeza, a manutenção e a vigilância. Hoje, é possível encontrar na internet excelentes profissionais terceirizados e mesmo empresas prestadoras de serviços para diversas áreas.
Mas, também é possível ir além e verificar quais atividades podem ser terceirizadas, sem afetar o core business da empresa. Fornecedores que atendem à distância são cada vez mais comuns nas áreas de comunicação, marketing e consultoria empresarial, por exemplo.
4- A tecnologia é sua aliada
A tecnologia vem causando muitas mudanças em todos os setores. Algumas organizações já perceberam que ela também pode ajudar a reduzir custos da empresa.
Reduzir as impressões e fazer reuniões online são dois ótimos exemplos. O consumo de papel dentro das empresas costuma ser muito alto. Uma parte da culpa pode ser da burocracia, mas na verdade, as pessoas se acostumaram a imprimir sem qualquer critério.
Moderar o uso das impressoras com senhas nos equipamentos é uma medida eficiente. Assim como igualmente funciona a limitação de uma quantidade fixa de cópias por funcionário. Disso resultará a redução da compra de papel, tinta e outros materiais para impressão.
Por outro lado, o hábito de imprimir pode ser quase que totalmente substituído pela digitalização dos documentos. Da mesma forma, as reuniões presenciais também podem ser quase totalmente realizadas de forma virtual.
Essa é uma das dicas que mais tem se mostrado efetiva atualmente para reduzir custos na empresa. Os custos evitados com deslocamentos, passagens e combustível são enormes.
5- Otimização gera redução
Eliminar o desperdício dentro das fábricas e otimizar os processos é a chave para economizar custos em sua empresa.
Faça um mapeamento dos processos e avalie com critério quais deles não estão agregando valor à empresa. Do mesmo modo, você poderá identificar quais consomem mais custos de sua empresa e focar nesses gargalos para as ações de economia.
Para reduzir custos na sua empresa, basta começar.
Deu para perceber como não é tão complicado assim começar a economizar? Existem muitas ações estratégicas e táticas dentro da empresa para transformar a cultura como um todo.
O pensamento sustentável e o consumo consciente são extremamente necessários tanto dentro quanto fora do trabalho.
Com um mundo mais verde, a redução de custos passa a ser uma consequência da quebra de ciclos.