Segredos do oceano que só os marinheiros sabem!
Postado 26 de outubro de 2022 em Todos por Europa
Existem muitos segredos do oceano que nos deixam curiosos. Logo, o fundo do mar é tema de inúmeros mitos, livros, desenhos, filmes e documentários.
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície do planeta Terra. Portanto, constituem o maior habitat natural do mundo.
Juntamente com o Pacífico, o maior dos oceanos, os outros 4 abrigam imensa fauna e flora. Essas espécies de animais, bem como de vegetais são incontáveis e desconhecidas pelos homens.
Segundo alguns estudos, existem aproximadamente 236 mil espécies de animais no fundo do mar. Por outro lado, apenas 11% delas foram listadas e catalogadas. Assim, acredita-se que o ser humano conheça apenas 1% de tudo isso.
Com tanto território inexplorado, as lendas e os segredos do oceano são muitos. Os marinheiros passam boa parte da vida navegando e têm mais intimidade com as águas.
Como resultado, conhecem a origem de alguns mistérios ainda não desvendados sobre as profundezas do mar.
Todo mundo sabe que mar calmo nunca fez um bom marinheiro. Então, vamos revelar 7 segredos do oceano que vão agitar sua curiosidade!
Mergulhe em 7 segredos do oceano
1- Triângulo das Bermudas
Antes de mais nada, vamos começar um clássico das teorias da conspiração envolvendo os oceanos.
Este é um dos mais antigos segredos do oceano, com histórias originadas há séculos. Assim, Cristóvão Colombo já relatou eventos estranhos na região do Triângulo das Bermudas. O navegador afirmava que, durante suas expedições, a bússola apresentava um funcionamento ruim e anormal. Da mesma forma, dizia que o local emitia luzes embaixo das águas.
Apesar disso, a verdadeira fama do Triângulo das Bermudas tem a ver com um acidente misterioso. Em 1945, cinco aviões dos EUA sumiram sem qualquer explicação, deixando inúmeras vítimas.
De acordo com cientistas, a teoria mais plausível é a presença de gás metano na região. Contudo, até hoje nada foi confirmado.
2-Existem águas e criaturas marinhas que brilham
Essa curiosidade definitivamente já existia em contos antigos de pescadores e marinheiros. O chamado fenômeno do “Mar de Leite” faz com a água fique esbranquiçada e brilhe.
À primeira vista, parece algo muito fantasioso. Porém, os cientistas revelaram alguns dos segredos do oceano, como este. Assim, descobriu-se que a água “branca-leite” é apenas um grande grupo de bactérias.
Segundo o Instituto de Pesquisa de Monterey, a bactéria luminosa adere a tal coloração para atrair peixes. Por outro lado, não se sabe como essa população cresceu tanto, atingindo a casa dos trilhões.
Além das águas que brilham, mergulhadores encontram luzes nas profundezas do mar. Essas demonstrações de bioluminescência parecem ser extraterrestres.
Na zona crepuscular do oceano, a luz é produzida pelas criaturas marinhas. Muitas criaturas são capazes de auto-luminosidade. Assim, essa luz é usada como isca, arma, aviso, engano, farol e excitação sexual.
3 – Bloop
Este é um dos segredos do oceano que realmente faz barulho. Você já ouviu falar no Bloop? Esta é a denominação dada a um fenômeno sonoro ocorrido em 1997. Na parte litorânea do Chile, ouviram um som de volume alarmante que podia ser escutado a 5000 km de distância.
Com frequência ultra baixa e de difícil alcance, o som foi captado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Você pode ouvir o bloop clicando aqui. No entanto, depois daquele evento, esse som nunca mais foi ouvido novamente.
Estudiosos da área de criptozoologia afirmaram que o som corresponderia ao ruído de uma criatura viva. E é aí que reside o grande mistério. Afinal, para que isso fosse possível, o suposto animal teria que ser gigantesco. Logo, teria que ser significativamente maior que a baleia azul, o maior animal conhecido na Terra.
Segundo teorias científicas de 2012, o som teria sido produzido por icequakes, ou o deslocamento de geleiras da Antártica.
4 – A cidade submersa em Yonaguni
E se um dos segredos do oceano fosse uma cidade construída por humanos que fica embaixo d’água? Perto da ilha de Yonaguni, no Japão, encontram- se os restos submersos do que seria uma antiga civilização.
Em teoria, houve um terremoto que devastou o território. Como resultado, a cidade fantasma teria sido coberta por água. Em 1985, um mergulhador encontrou ruínas em formatos geométricos e estruturas que assemelham às pirâmides astecas e maias.
De acordo com alguns pesquisadores, tais estruturas são casos de “geologia básica”. No entanto, especialistas argumentam que apenas a erosão não seria capaz de criar estruturas quadradas e retangulares.
5- Fossa das Marianas
Este é o nome do ponto mais profundo de todos os nossos oceanos, chegando a 11.034 m de profundidade. Ou seja, seria como ter o Monte Everest totalmente coberto com mais de 2.000 m de água extra por cima.
Apenas quatro expedições fizeram essa descida com sucesso. Portanto, podem existir outros segredos do oceano guardados ali?
6- O mais temido dos segredos do oceano: monstros marinhos
À primeira vista, isso parece coisa de filme. Por outro lado, em 1870, uma lula gigante (com um manto de 2,7m de comprimento) apareceu na Nova Zelândia. Segundo os moradores da área, o animal havia agarrado e afundado uma canoa anteriormente. Como resultado, a ciência evoluiu para uma alarmante conclusão: lulas gigantes de 20 m de comprimento não estão fora de questão.
Já na Escócia, em 1808, uma estranha carcaça foi parar às margens de Stronsay. De acordo com cientistas, a criatura era um tubarão-elefante de 10 m de comprimento em decomposição. Porém, os relatos das testemunhas apontam para características não compatíveis com as do tubarão-elefante.
Só os marinheiros a bordo do HMS Daedalus conhecem um dos grandes segredos do oceano. A tripulação do navio de guerra britânico afirma ter visto uma cobra gigante de 30 m de comprimento com a cabeça de um dragão. Atualmente, os cientistas acham que eles provavelmente viram uma baleia.
7- A ilha fantasma de Bermeja
Por fim, a real localização da ilha de Bermeja talvez seja um dos segredos do oceano mais bem guardados. Desde o séc. XVI até hoje, é possível encontrá-la em mapas e esboços. No entanto, quando pesquisadores saíram para explorar a área em 2009, a ilha havia desaparecido misteriosamente.
Da mesma forma, as chamadas “Ilhas Fantasmas” já aconteceram com outros tantos locais de mapas ao longo dos anos. Afinal, será que as ilhas nunca existiram? Ou elas fazem parte de um plano confidencial do governo americano? Talvez nunca saberemos, mas definitivamente ainda tentarão desvendar esse enigma.Gostou de se aventurar com os grandes segredos do oceano? Se você conhece alguém que também é fã das profundezas do mar, compartilhe esse texto!