Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Selo Abrafipa: o que é e por que é importante?

certificação purificador de água selo abrafipa

Se você se preocupa com a qualidade da água que consome, precisa conhecer o Selo Abrafipa. Esta é uma certificação voluntária, que surgiu apenas há poucos anos para regulamentar ainda mais os produtos deste mercado.

Existem outras certificações voluntárias, bem como obrigatórias no mercado, como o Selo INMETRO. Inclusive, o surgimento da Abrafipa está vinculado à criação de um padrão de qualidade para o setor e da certificação obrigatória.

Desde então, nenhum purificador ou outro produto para melhoria da qualidade da água pode ser comercializado sem esse selo. Por outro lado, o Selo Abrafipa é o primeiro a testar e avaliar uma peça fundamental destes equipamentos: o refil.

Quer saber mais sobre esse importante selo? Fique com a gente para entender um pouco mais sobre o universo das certificações e padrões de qualidade da água.

O que garante a qualidade da água que consumimos?

Antes de mais nada, vamos lembrar que a água tratada por estações concessionárias atende a alguns critérios. A água que abastece o purificador ou que sai da torneira atende aos padrões de potabilidade já estabelecidos. 

Para a água ser considerada adequada para consumo humano, ela precisa ter os três “is”. Ou seja, deve ser incolor, inodora e insípida. Assim, para evitar doenças e ser considerada potável, ela deve seguir certos parâmetros, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os purificadores de água, filtros e bebedouros são aparelhos destinados a melhorar a qualidade da água. E, para estes produtos, também devem existir mecanismos de avaliação de qualidade, como o Selo Abrafipa.

O principal e mais conhecido deles é o Selo INMETRO. Para garantir a qualidade dos produtos, são realizados 3 tipos de testes de EFICIÊNCIA. São eles: retenção de partículas, redução de cloro livre e eficiência bacteriológica.

Todos os fabricantes têm a obrigação de passar por essa avaliação para poder comercializar seus produtos. Já o Selo Abrafipa ainda é uma certificação voluntária. Logo, o fabricante que opta por conquistar este selo está interessado em oferecer ainda mais confiabilidade aos seus consumidores. 

Vamos entender mais sobre o que o Selo Abrafipa garante?

O Selo Abrafipa é muito importante para os purificadores de água

Afinal, o que o selo tem a ver com a qualidade da água? Este Selo de Identificação da Qualidade atesta que o dispositivo foi avaliado e atende os requisitos deste regulamento. 

Primeiramente, é bom esclarecer que ‘dispositivo’ refere-se aos produtos destinados à melhoria da água. Eles podem ter diferentes nomes no mercado, como câmara, refil, vela, filtro ou elemento filtrante.

A empresa que deseja testar seus produtos, passa por um processo de avaliação com algumas etapas. O Selo Abrafipa fornece informações claras e objetivas sobre a qualidade dos refis no mercado. Assim também, garante que o produto avaliado oferece a mesma qualidade, do começo ao fim.

Todo refil tem um tempo de vida útil. Você pode encontrar o seu no manual do produto, de acordo com as orientações do fabricante. Os refis devem manter um nível determinado de eficiência, desde o começo até o fim de sua vida útil. O produto com Selo Abrafipa pode oferecer essa segurança ao consumidor.

Selo Abrafipa

Cada selo tem seu próprio QR Code. Basta escanear para poder visualizar o certificado do produto. Além disso, o selo apresenta o nome da marca e traz uma indicação de “original” e “não original”. Vamos entender melhor o que é isso?

Refis paralelos e pirataria

purificador de água certificado

O Selo Abrafipa avalia refis originais e não originais igualmente. Os originais são aqueles produzidos pela fabricante, seguindo todas as normas do INMETRO. Já os similares ou não originais são refis de outras marcas, compatíveis com o seu aparelho. Como a avaliação da Abrafipa é exclusiva para os refis, ela ajuda o consumidor a diferenciar um e outro.

É importante lembrar que com o dispositivo similar, não é possível ter as mesmas garantias de qualidade do INMETRO. Assim também, este produto pode apresentar vida útil menor que a de um refil original. Por isso, a orientação é comprar sempre o refil original. 

O refil paralelo ou não original não representa necessariamente um risco à saúde, mas não segue as normas da ABNT. Por outro lado, os refis piratas devem ser evitados completamente e denunciados.

Conheça algumas características de um refil pirata para aprender a reconhecer:

– Aparência igual a de um original, mas sem identificação do fabricante;

– Cópia fiel do original, com selo do INMETRO e indicação do fabricante falsificados;

– Refis velhos, com datas de fabricação e validade adulteradas. 

Estes refis certamente não passaram por nenhuma avaliação e não seguiram nenhuma norma. Logo, eles colocam a saúde das pessoas em risco e só prejudicam a imagem do mercado. Nunca compre refis piratas e, se encontrá-los, denuncie.

Quer saber se o seu refil tem o Selo Abrafipa? Acesso o site oficial e realize uma busca por marca ou modelo. Se você faz parte do mercado da água e ainda não é um associado da Abrafipa, saiba como entrar para esse time!