Troca de refil: como saber se o filtro do purificador é novo?
Postado 22 de agosto de 2022 em Produtos, Tecnologia, Todos por Europa
Quer ter mais segurança na hora de trocar o filtro do refil ou purificador de água? Então, fique ligado neste texto e aprenda algumas dicas importantes.
Você já deve saber que os elementos filtrantes do seu refil são o coração do seu purificador. Logo, seguramente é muito importante estar atento às características dele.
Esta peça tem uma vida útil determinada, que varia de acordo com marcas e modelos. No entanto, em todos os casos, é fundamental fazer a troca de refil no tempo certo e com peças de confiança. Afinal, qualidade da água é assunto sério.
Na nossa linha de produtos, existem diversos modelos com troca fácil. Ou seja, o próprio consumidor pode realizar esse serviço, de forma simples e rápida. Assim, basta comprar o refil adequado na nossa loja virtual ou em uma loja física.
Por outro lado, há pessoas que não se sentem aptas para a troca de refil e modelos com etapas mais elaboradas. Desta forma, é preciso contar com o serviço da assistência técnica especializada.
Quando o próprio consumidor compra a peça, sua procedência é clara e rastreável. Porém, se o refil for trazido pelo técnico que vai até a sua casa, como saber se a peça é realmente nova?
Infelizmente, o mercado de purificação da água não está isento de atividades ilícitas. Como resultado, existem refis piratas ou usados sendo comercializados. Para se proteger na hora da troca de refil, acompanhe este artigo!
O que é um refil de filtro pirata?
Primeiramente, vamos lembrar que a pirataria é um problema que atinge diversos setores e impacta a economia. Só em 2020, o Brasil perdeu cerca de R$ 287 bilhões para o mercado ilegal, segundo um levantamento do FNCP.
Mais de 15 setores industriais registraram perdas (roupas, perfumes, remédios etc), além dos impostos que deixaram de ser arrecadados. A leve punição para os responsáveis juntamente com a aceitação da sociedade tornam este cenário possível.
As pessoas querem comprar produtos mais baratos, mas não pensam no impacto das suas escolhas. Do mesmo modo, muitas vezes não pensam nos riscos que podem correr. Por exemplo, quando compram produtos falsificados que podem afetar a saúde. É aí que entra o cuidado com a troca de refil.
No mercado de purificação de água esta é uma atividade ilegal que só gera prejuízos. O consumidor que compra o refil pirata coloca em risco sua saúde e segurança.
Definitivamente, este produto não passou por nenhum ensaio e não tem materiais de origem garantida. Assim também, não obedeceu a nenhum dos critérios técnicos determinados pela Norma e pelo Inmetro.
Quando chegar o momento da troca de refil, que longe de produtos falsificados. Quer saber como reconhecer um produto pirata? Veja abaixo como ele pode aparecer para você:
– Com a aparência igual a de um refil um original, mas sem identificação do fabricante;
– Cópia fiel do original, com selo do INMETRO e indicação do fabricante falsificados;
– Refis usados e velhos, com datas de fabricação e validade adulteradas.
Realizar a troca de refil com peças falsificadas prejudica igualmente a nossa indústria. A imagem dos fabricantes, bem como o mercado como um todo sofrem com a presença de produtos sem regulamentação.
Por que priorizar a troca de refil com refis originais?
Antes de mais nada, vale lembrar que o refil também pode ser chamado de vela e filtro. Dentro dele, vão os elementos filtrantes, responsáveis pelo processo de filtragem e purificação.
Atualmente, existem refis paralelos (ou similares), bem como os originais. Chamamos de refil original aquele que é produzido pelo próprio fabricante. Ou seja, a Europa, fabricante de purificadores, produz o refil com a sua própria marca.
Por outro lado, os paralelos são produzidos por fabricantes diferentes da marca do purificador. Por exemplo: o fabricante Planeta Água fabrica um refil para um purificador Europa Bliss.
Escolher a troca de refil com um refil paralelo significa não ter total segurança. Isto porque a certificação não é obrigatória para os refis. Como resultado, não é possível afirmar que todos os requisitos estejam sendo obedecidos pelo fabricante.
Isto não significa necessariamente que seja pior que o original ou que exponha o consumidor ao risco. No entanto, é possível que não atenda às normas da ABNT.
Os principais problemas de usar um elemento similar são:
- Falta de garantia de eficiência;
- Perda da garantia do aparelho;
- Danos ao produto.
Além disso, a vida útil do elemento paralelo pode ser menor que a do original.
Os refis originais passam por um processo rigoroso de avaliação e certificação para obter o selo. De acordo com o INMETRO, é preciso atingir os critérios de eficiência bacteriológica, retenção de partículas e redução de cloro.
Assim, escolhendo fazer a troca de refil com uma peça original, o consumidor pode ter total segurança.
Como saber se a peça é nova na hora de trocar o refil do filtro ou purificador?
À princípio, esta é uma orientação válida apenas para os casos em que o consumidor recebe a visita do técnico. Isto porque, quando compra diretamente a peça, consegue escolher a original ou saber sua procedência.
No entanto, quando a troca do refil é feita por servidores especializados, a peça já vem com eles. Antes de mais nada, caso receba contato de uma loja, é importante se assegurar de que ela é uma autorizada da marca.
A Europa, por exemplo, trabalha com uma rede exclusiva autorizada, que oferece apenas produtos e serviços da nossa marca. Se desejar checar a loja, entre em contato com a nossa equipe de atendimento ou faça uma busca no site oficial.
Posteriormente, no momento da troca de refil, é possível ficar atento a alguns detalhes. Para saber se aquele refil Europa é novo e original, verifique os seguintes pontos:
- Todos os nossos refis são embalados em saco de polietileno,
- Todos são selados e colocados em caixa individual (exceto refil do Summer Line)
- Todos os refis têm o selo Abrafipa.
O Selo Abrafipa é uma certificação voluntária específica para os refis. Ele indica que aquela peça foi testada e aprovada em todos os critérios. Da mesma forma, informa o consumidor sobre a procedência da peça (original ou não original).
Enfim, a nossa principal orientação é nunca comprar produtos falsificados. Na hora da troca de refil, se encontrar algum aparelho sem o selo do Inmetro ou refil pirata, denuncie.
A denúncia deve ser fundamentada com fotos, endereço, site, propaganda, etc. Assim, ela pode ser direcionada para: ouvidoria do Inmetro, IPEMs, Procon, delegacias do consumidor ou Reclame Aqui.
Este texto foi útil para você? Então, compartilhe com os seus conhecidos e a ajude a manter todo mundo bem informado!