set 08
troca do refil de água

Troca do refil: saiba como e quando fazer

Definitivamente, a troca do refil é uma manutenção obrigatória para todos os purificadores de água. Mas, você sabe qual o prazo correto para substituir o seu refil? Todos os modelos têm o mesmo prazo?

Antes de mais nada, é importante relembrar a importância de fazer a troca no momento certo. O refil é o coração do seu purificador. É dentro dele que acontecem os processo de filtragem e purificação, por meio dos elementos filtrantes.

Todo refil tem uma vida útil. Ou seja, passado um certo tempo ou um volume determinado de água, os elementos filtrantes perdem a eficácia. Assim, para manter a mesma qualidade da água, é essencial fazer a troca do refil no tempo certo.

Se você tem um purificador Europa e ainda tem dúvidas sobre o prazo de troca, fique ligado!

Qual o prazo para a troca do refil do meu purificador?

Primeiramente, vale esclarecer que os prazos não são iguais para todos os purificadores. Eles podem variar tanto de uma marca para outra, quanto de um modelo para outro.

Do mesmo modo, se você possui um módulo a mais no seu aparelho, este prazo também pode variar. Como assim? Vamos tomar o Bliss como exemplo. Se você possuir a bica com módulo HF, esta peça pode ter um prazo de troca diferente do seu refil. Ou seja, é preciso ficar atento aos prazos de todos os módulos e refis de seu purificador.

Atualmente, dentro da nossa linha de produtos, temos 3 prazos diferentes para troca do refil. De acordo com testes realizados nos refis, é estipulado um prazo que garante a qualidade dos elementos filtrantes.

A eficácia garantida dos elementos filtrantes tem um limite (que varia de 500 a 6.000 litros). Além disso, existe também um prazo estipulado em tempo (que varia de 4 meses a 2 anos). 

Os nossos refis têm 3 prazos diferentes. São eles: 4 meses ou 500 litros, 1 ano ou 3.000 litros e 2 anos ou 6.000 litros. Aquele que vier a vencer primeiro, indica o momento certo da troca do refil. 

A jarra MOV e o For Pet devem ser igualmente substituídos em 4 meses ou com 500 litros consumidos. Os refis da linha Da Vinci, o purificador Fluir, CTA, e Bliss têm prazo de 1 ano ou 3.000 litros. Já os refis da linha Summer e do Palladium têm vida útil mais longa. Sua troca deve ser a cada 2 anos ou 6.000 litros consumidos.

O consumo de água pode variar para mais ou para menos, e nem sempre pode ser monitorado. Assim, nos casos de consumo baixo ou descontinuado, o mais seguro é realizar a troca do refil no tempo indicado. 

Dispositivos de monitoramento e controle

troca do refil de água

Afinal, como saber quando é a hora certa? Como lembrar da data? Para ajudar a não perder o prazo certo da troca do refil, nossos produtos contam com dispositivos de controle. A maior parte da nossa linha tem um excelente aliado nesta tarefa, o Eurotimer.

Com tecnologia exclusiva, este dispositivo inteligente ajuda a monitorar a passagem do tempo. Dessa forma, depois do prazo estipulado (4 meses, 1 ou 2 anos), a etiqueta indica o vencimento do produto.

purificador de água europa contagua

Ainda mais preciso é o acessório Contágua. Ele é um contador de litros, que indica o volume consumido e aponta o momento exato da troca do refil. O Contágua vem embutido em apenas 3 produtos da nossa linha. Por outro lado, se quiser ter mais controle do seu consumo, é só procurar uma loja Europa.

Ele pode ser adquirido separadamente e instalado em qualquer um de nossos purificadores.

O que acontece se eu não realizar a troca do refil 

Para o senso comum, o prazo de troca do refil seria como um prazo de validade. Este indica o tempo no qual o produto deve ser consumido. Por outro lado, do ponto de vista técnico, muda um pouco a percepção.

O prazo de validade é aquele que a empresa garante que o produto é seguro para a saúde do consumidor. Os produtos alimentícios, cosméticos, medicamentos, entre outros, devem indicar igualmente esta data.

Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios. Ali, suas características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. 

O prazo de troca do refil, por exemplo,  é estipulado por cada fabricante. Ele deve constar em todo manual de produto. A Europa conta com um laboratório próprio e realiza testes em todos os seus produtos. 

Com o passar do tempo, os elementos filtrantes perdem a eficiência. Logo, a peça vai se desgastando e, por isso, é preciso fazer a troca. Para garantir os percentuais de retenção e redução, e eficiência bacteriológica é preciso respeitar o tempo de manutenção. 

O cloro livre, por exemplo, deve ser reduzido no mínimo em 75%. Depois do tempo de vida útil estipulado, o refil continua reduzindo o cloro, porém, não mais com o percentual garantido.

Assim, deixar de realizar a troca no tempo certo, coloca a sua saúde e a da sua família em risco. Na hora da manutenção, procurar peças originais e com o Selo Abrafipa é igualmente importante.

E você, já fez a troca do refil do seu purificador? Se já estiver na hora, procure o refil do seu aparelho e fique de olho na manutenção!

purificador de água gelada com filtro Europa