Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Você se considera um consumidor consciente?

Você se considera um consumidor consciente?

Consumidor consciente

Todos os nossos atos e escolhas de consumo têm consequências para o meio ambiente, desde o processo de produção de tudo aquilo que compramos e consumimos até o descarte dos produtos. Muitas vezes, por conta da correria da rotina ou por falta de informação, não sabemos quais são as escolhas que nos tornam consumidores menos ou mais conscientes e o que estamos gerando de impacto no meio ambiente.

Pensando em ajudar a população a tomar consciência de seus atos e do seu papel na cadeia de consumo, o Instituto Akatu criou em 2014 uma plataforma chamada Teste do Consumo Consciente (TCC). Essa é uma ferramenta de avaliação e orientação do perfil de consciência do consumo de cada um. Para fazer o teste, o usuário se cadastra em http://tcc.akatu.org.br e responde a perguntas simples sobre comportamentos e valores relacionados ao processo de consumo, em diferentes categorias: economia de recursos, planejamento do consumo, reuso e reciclagem de materiais e compra de produtos sustentáveis.

 

Respostas

Respondendo às perguntas do questionário, o usuário será classificado em indiferente, iniciante, engajado ou consciente. Além disso, poderá ver a sua posição em comparação à população brasileira, já que o Instituto Akatu realiza esse tipo de pesquisa regularmente e guarda esses dados. A plataforma permite, então, que os usuários tomem consciência dos seus atos, que percebam em quais categorias de consumo estão os seus pontos de melhoria e que recebam orientações de como mudar de comportamento, por meio de dicas mobilizadoras. O usuário pode fazer dessa plataforma um auxiliar no seu processo de mudança de comportamento ao longo do tempo, já que pode acessar os seus resultados e o perfil criado várias vezes.

Para espalhar a ideia e o movimento do consumo consciente ainda mais, a plataforma está completamente adaptada às redes sociais, permitindo o compartilhamento dos resultados nos perfisdas redes sociais dos usuários, que amplificam a possibilidade de várias pessoas receberem a mensagem, realizarem o teste e iniciarem suas mudanças de hábitos. O Ministério do Meio Ambiente apoiou o projeto, que é uma importante ferramenta social e ambiental: “Conhecer o seu nível de consciência com relação aos atos de consumo é o primeiro passo de cada pessoa para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos mais sustentáveis de vida”, explica o presidente do Instituto Akatu.

Quer descobrir qual o seu perfil de consumidor? Acesse o link e faça o teste você também!

http://tcc.akatu.org.br/