Postado 11 de abril de 2015 em Corpo Líquido, Todos por Andreo
Normalmente, só percebemos que a nossa ingestão diária de água pode estar baixa quando sentimos muita sede. Porém, há vários outros sintomas que muitas vezes nem imaginamos que possam estar relacionados à desidratação, e que nos dão uma boa dica de que o nosso corpo precisa de mais água. Vamos conhecer alguns deles?
1) Pele ressecada
A pele é a primeira a apresentar os sinais da desidratação, já que a falta de água no corpo inibe a produção do suor, impedindo a eliminação da sujeira e do óleo acumulados do dia.
2) Dores nas articulações
Os nossos discos de cartilagem e da coluna vertebral são constituídos por cerca de 80% de água. Para que as articulações absorvam o choque dos nossos movimentos e para evitar o desgaste dos ossos se chocando uns com os outros, é necessário manter o corpo sempre hidratado.
3) Doenças recorrentes
Os nossos órgãos trabalham continuamente para filtrar resíduos e eliminar toxinas por meio da água. Se o corpo estiver desidratado, os órgãos vão começar a retirar a água de outros lugares, como o sangue, por exemplo, o que pode gerar algumas doenças.
4) Boca seca
Esse é um dos sintomas mais óbvios, mas aquela sensação desagradável de ardência nos lábios pode significar que você está com sede e que precisa lubrificar as mucosas da boca e da garganta. Nesse caso, o ideal é beber água para restaurar a umidade da boca por mais tempo.
5) Cansaço e falta de energia
Mais uma vez, quando o corpo não recebe a quantidade de água necessária, ele busca a fonte em outros lugares, como no sangue. Quando isso acontece, o sangue pode deixar de fazer a oxigenação. Por sua vez, a falta de oxigênio leva à sonolência e à fadiga.
6) Perda de massa muscular
Os músculos também são compostos de muita água, sendo assim, menos água no corpo significa menos massa muscular. Beber água antes, durante e depois de um treino é importante não apenas para manter o corpo hidratado, mas também para conduz o líquido aos lugares certos do seu organismo, diminuindo as chances de desenvolver inflamações e dores relacionadas aos exercícios.
7) Problemas com gases
Pode parecer estranho, mas quem sofre com flatulência constante, pode estar bebendo pouca água. A falta de água interfere diretamente no processo digestivo, fazendo com que o cólon utilize a água que deveria ser destinada pelos intestinos no passo seguinte da digestão, acarretando na produção de gases intestinais.