Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Evite engolir água do mar nos mergulhos do verão | Europa

Em boca fechada não entra água salgada: saiba porque é importante evitar engolir água do mar nos mergulhos do verão.

Evite engolir água do mar

Quem gosta de dar um bom mergulho ou pratica alguma atividade esportiva no mar certamente já engoliu um pouco de água salgada. Muitas vezes, com ondas fortes, é bastante complicado evitar essa situação, mas, um estudo britânico revelou uma descoberta que vai incentivar todo mundo a manter a boca fechada quando entrar no mar.

Já se sabe a água do mar não é potável, que não deve ser consumida em função da elevada concentração de sal que apresenta. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e esse excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação. Além desse problema, a água do mar possui alguns outros sais que provocam irritação intestinal. Essa irritação pode desencadear quadros de diarreia e, consequentemente, levar à perda de uma maior quantidade de água.

Porém, um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, aponta que engolir água do mar com frequência pode aumentar a contaminação por superbactérias. Neste cenário, os surfistas é que estão expostos a um risco 9 vezes maior.

Bactérias

Este estudo comparou os resultados de bactérias presentes no intestino de 300 pessoas: 150 delas têm o hábito de surfar regularmente e as outras 150 praticavam poucas atividades no mar. Os resultados mostraram que 9% dos surfistas, em comparação com 3% das pessoas que não praticavam a atividade, carregavam uma espécie de E. Coli (bactéria presente nas fezes) resistente à cefotaxima, antibiótico comumente usado contra essa bactéria.

Mesmo sendo uma amostra pequena e com uma porcentagem não muito expressiva, já é possível encontrar uma relação entre o aumento da resistência ao antibiótico com a quantidade de tempo gasto no mar. De acordo com os pesquisadores, antimicrobianos são comumente utilizados na medicina, agricultura e outras áreas públicas e as práticas de tratamento de águas e resíduos podem transportar essas substâncias diretamente para o oceano, onde surfistas e banhistas podem estar expostos a elas.

 

Então, na hora de entrar no mar, redobre o cuidado para não ingerir água e aproveite o verão! 😉