Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Conheça o homem que limpou sozinho as margens de um rio

Para quem pensa que está cada vez mais difícil ver boas ações espontâneas e que iniciativas individuais são muito pequenas para modificar uma comunidade, a atitude do holandês Tommy Kleyn pode reacender a esperança nas pessoas. Tommy vive e trabalha em Roterdã, uma das mais importantes cidades da Holanda, e tornou-se um agente transformador em sua comunidade ao limpar, praticamente sozinho, as margens poluídas do Rio Schie.

“Todos os dias, eu andava de bicicleta até o trabalho, ao longo da margem do rio. É um percurso agradável de se fazer, com exceção de um lugar. Um trecho da margem do rio estava coberto de garrafas de plástico e outras peças de lixo”, relatou o holandês. Bastante incomodado com a situação do rio, Tommy resolveu fazer algo ele mesmo e começou a recolher uma sacola de lixo todos os dias, no caminho para o seu trabalho. Em pouco tempo, Kleyn percebeu que uma sacola era muito pouco para a concentração de lixo que havia na área e resolveu, então, que encheria um saco de lixo todos os dias.

Tudo o que Tommy tinha que fazer para ajudar a despoluir o Rio Schie era acordar meia hora mais cedo todos os dias e sair com o seu saco de lixo. Ele levava cerca de 30 minutos para encher um saco de lixo e, ao longo dos dias, foi vendo o resultado das suas ações, ao encontrar um rio cada vez mais limpo pelo seu caminho. Uma pequena mudança na rotina dele, que fez toda a diferença para o meio ambiente.

Com a ajuda das redes sociais, Tommy começou a ganhar a ajuda das pessoas. Depois que postou as fotos do seu projeto no Facebook e compartilhou a sua experiência, ele recebeu a ajuda de seus amigos e de outros locais. Agora, o projeto já conta com mais de 180 pessoas e Tommy é um exemplo para sua comunidade e, certamente, para todos nós! 🙂