Purificar a água é realmente importante? Saiba mais.
Postado 21 de fevereiro de 2022 em Produtos, Tecnologia, Todos por Europa
Para nós, purificar a água é o resultado do nosso trabalho há 37 anos. Acreditamos que levar água de qualidade para o maior número de pessoas e cuidar dessa riqueza pode transformar muitas vidas. Este é o nosso propósito.
Definitivamente, você sabe que a hidratação é fundamental para o nosso organismo. Da mesma forma, já deve ter recebido a informação de que é importante beber água de qualidade. Por que será que isso é relevante?
Purificar a água é um processo de melhoria de qualidade. Logo, é possível ter muitos benefícios e evitar riscos. Vamos relembrar a importância de beber água purificada?
Por que é importante purificar a água?
Antes de mais nada, vale a pena lembrar que ainda hoje, 1 em cada 5 crianças no mundo sofrem com a escassez de água. Do mesmo modo, em diversos países, não há nem ao menos saneamento básico de qualidade.
Estas questões estão diretamente ligadas à desigualdade social e à má gestão de recursos naturais. Assim, falar sobre qualidade da água é fundamental para melhorar o futuro de todos.
Purificar a água que consumimos oferece mais segurança e, consequentemente, mais saúde. Para deixar mais clara a relevância deste processo, vamos apresentar 4 principais motivos para beber água purificada.
1- É mais seguro que beber água da torneira
Primeiramente, é preciso reforçar que beber água tratada é sempre melhor que ingerir água sem tratamento algum. Por outro lado, nem sempre é 100% seguro.
Apesar de ser própria para consumo, a qualidade da água pode variar de acordo com a região do nosso país. Mesmo sendo previamente tratada, sem purificar a água, podem existir substâncias nocivas à saúde.
No caminho até a sua casa, a água pode ser contaminada em reservatórios e tubulações em más condições. Assim, o líquido que sai da torneira pode apresentar flúor e excesso de cloro.
2- Nem todas as substâncias podem ser tratadas na estação
A Sabesp é a estação concessionária de tratamento de água de SP. A água captada chega até a estação, é tratada e distribuída. Definitivamente, os processos realizados para tratar a água atendem aos padrões de potabilidade.
Porém, ainda não existem portarias para alguns tipos de substâncias prejudiciais e nem tecnologia para retirá-las da água. Por isso, purificar a água reduz o risco de encontrar elementos como:
- Metais pesados: Arsênico, chumbo, mercúrio e alumínio podem estar presentes na água.
- Microplásticos e agrotóxicos: Pequenas partículas de elementos nocivos que também podem ser encontradas na água.
- Resíduos de medicamentos: antibióticos, antidepressivos, medicamentos de controle de natalidade, entre outros também estão presentes na água.
3- Você se protege de diversas doenças
A ingestão de água contaminada é responsável por milhares de mortes no mundo. Só no Brasil, em 2019, foram mais de 273 mil internações e 2,3 mil mortes por falta de saneamento básico.
Logo, purificar a água que bebemos e que utilizamos para lavar e preparar alimentos nos protege. Bactérias e vírus presentes na água podem causar enfermidades como hepatite, cólera e leptospirose. Se não tratadas corretamente, estas doenças podem matar.
Para ter ainda mais proteção contra estes microrganismos, é interessante procurar um purificador antibacteriano. Se quiser segurança total, modelos com sistema UV, como o Summer, eliminam até mesmo vírus.
4- Purificar a água é cuidar do meio ambiente
Se você estiver pensando que a água mineral pode ser uma boa alternativa, é melhor repensar. O consumo de água engarrafada como alternativa de qualidade não é sustentável, 100% seguro ou econômico.
A qualidade da água engarrafada pode ser comprometida em seu caminho, da mesma maneira que a água de torneira. Seus processos de transporte e armazenamento oferecem riscos de contaminação. O tipo de embalagem, o processo de engarrafamento, bem como a temperatura podem influenciar na qualidade da água.
À primeira vista, pode parecer mais caro purificar a água em vez de comprar. Na verdade, o investimento na compra de água engarrafada não compensa a longo prazo. Com o mesmo valor que você gasta em 1 ano comprando água, é possível comprar coisas incríveis. Não acredita? Confira essa lista de 20 produtos.
E é claro que consumir água engarrafada aumenta a produção e o descarte de plástico no mundo. Todo ano, o Brasil é responsável por poluir o mar com 325 mil toneladas de lixo plástico. Segundo relatório da ONU, o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos no mundo.
A poluição tem destruído animais marinhos e causado prejuízos ao nosso ecossistema como um todo. Um único purificador de água abastece várias pessoas e pode durar a vida toda, gerando muito menos resíduo.
Enfim, podemos perceber que purificar a água é uma verdadeira atitude sustentável. Quando você faz essa escolha, está cuidando da sua saúde, do seu bolso e do meio ambiente.
Você conhece motivos melhores que esses? Então, conheça a nossa linha de produtos e comece agora mesmo a cuidar do futuro.