Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Sustentabilidade empresarial só traz benefícios.

Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial já é uma realidade e vai além de escolher preservar o meio ambiente. Juntamente com o compromisso de cuidar do meio ambiente, é preciso incentivar os colaboradores a fazer o mesmo e mudar seu sistema de gestão. 

Aliar lucratividade com o bem-estar (de colaboradores e consumidores), bem como o uso consciente do recursos naturais é igualmente necessário. 

A sustentabilidade pode ser um caminho para a redução de custos e também para o fortalecimento da marca. Fique atento para descobrir os benefícios de se tornar uma empresa sustentável..

Mudança necessária

Se a escolha pela sustentabilidade empresarial visa a vantagem competitiva ou não, o resultado é positivo para o meio ambiente. O impacto ambiental provocado pela ação industrial, bem como a busca por ações preventivas é uma questão recorrente.

A mudança de atitude é necessária para ambos os lados do mercado. As empresas procuram por soluções sustentáveis enquanto os consumidores ficam cada vez mais exigentes. 

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, está faltando informação para os empreendedores mudarem de atitude. A pesquisa revelou que 18,3% dos empresários acreditam que a falta de informações sobre sustentabilidade é a principal barreira. Logo depois, estão a dificuldade em encontrar parceiros para cooperação (16,6%) e o preço a pagar para adotar ações (11,2%).

Por que adotar a sustentabilidade empresarial?

Existem muitos bons motivos para se tornar sustentável, mas vamos apresentar aqui apenas 3 grandes benefícios para a sua empresa.

1. Engajamento dos colaboradores

Sustentabilidade empresarial

Os colaboradores são o maior ativo das empresas. Em outro texto, discutimos sobre a importância de ter colaboradores engajados para melhorar a sua produtividade. Logo, é essencial que eles estejam satisfeitos e que acreditem no que fazem. 

Da mesma forma, precisam  sentir que seu trabalho faz parte de algo maior e que eles podem ter um impacto melhor na sociedade. A sustentabilidade empresarial pode trazer isso para a sua equipe.

2. Economia

Existe uma ideia de que ser sustentável é sempre a escolha mais cara. Porém, isso não é uma necessariamente uma verdade. Talvez a  compra de xícaras e copos duráveis não saia tão barata quanto a de copos descartáveis no curto prazo. 

Por outro lado, é um investimento à longo prazo. Afinal, investir em práticas sustentáveis altera a cultura organizacional e motiva os funcionários a desperdiçarem menos.

Adotar a sustentabilidade empresarial também pode garantir benefícios fiscais para a sua empresa.

3. Sustentabilidade empresarial e retorno para a sociedade

A preservação do meio ambiente está ligada diretamente à nossa qualidade de vida e à continuação da nossa espécie.

As empresas desempenham um papel de destaque no esforço em conservar o planeta. Ao economizar em seus processos de extração e produção, os benefícios gerados no meio ambiente impactam igualmente a população. 

Se uma empresa utiliza formas de produção pouco poluentes, ela pode entregar melhoria na qualidade do ar para a população. Assim também acontece quando há redução na demanda energética e no uso de descartáveis.

Definitivamente, adotar a sustentabilidade empresarial só traz benefícios. Para os colaboradores, para os consumidores e para o meio ambiente. E você, considera a sua empresa sustentável?

 

Receba dicas exclusivas para a sua empresa 

** Não se preocupe! Não enviaremos spam.

[contact-form-7 id=”20053″ title=”Newsletter b2b”]