maio 20
água potável no trabalho

Água potável no trabalho é lei: você sabia?

Oferecer condições básicas aos colaboradores da sua empresa é fundamental, e ter água potável no trabalho é lei.

Desde já, comece a se informar para pesquisar corretamente e escolher a opção ideal para o seu negócio. Desde galões de água até bebedouros industriais, é importante avaliar os prós e contras.

Além de ser obrigatório, oferecer água potável no trabalho só traz benefícios. Se você possui uma empresa, precisa entender como a lei assegura o direito de oferecer água limpa aos colaboradores. Saiba mais!

Água é direito de todos

Você sabia que matar a sede em restaurantes, bares e hotéis não precisa entrar na conta? Pouca gente sabe, mas exigir água potável no trabalho, bem como nesses estabelecimentos comerciais são direitos do cidadão. Eles têm obrigação de fornecer a bebida gratuitamente a seus clientes.

água potável no trabalho

Este direito ao consumidor brasileiro foi inspirado numa tradição europeia. Os franceses são famosos pela cortesia de servir um copo ou jarra d’água para acompanhar um cafezinho.

Infelizmente, no Brasil, a lei é de competência estadual. Logo, apenas alguns lugares criaram normas neste sentido. Em 1995, o Rio de Janeiro tornou-se o pioneiro a sancionar a lei. Logo depois, veio o Distrito Federal. Assim também fizeram o estado de Sergipe (2018) e São Paulo, em 2020.

Qual o tamanho das suas equipes?

Antes de mais nada, na hora de escolher o produto, é essencial saber quantos colaboradores a sua empresa ou indústria tem. Um estabelecimento com grande fluxo de pessoas, precisa de mais oferta de água.

Existem normas para indústrias, bem como para as empresas. A NR18 é destinada às indústrias. Ela estabelece que exista pelo menos um aparelho que ofereça água potável e filtrada para cada 25 trabalhadores. Já de acordo com a NR20, as empresas devem ter um bebedouro a cada 50 funcionários.

Assim, fica mais fácil escolher a opção para oferecer água potável no trabalho, que atende a todos na sua empresa.

Afinal, é obrigatório oferecer água potável no trabalho?

A resposta é sim. Segundo a CLT, as empresas devem obrigatoriamente disponibilizar água potável para seus funcionários. A norma 24 explica as exigências higiênicas para o bom funcionamento do ambiente de trabalho e para o bem-estar.

Na ausência do fornecimento, a empresa fica passível de multas, bem como da suspensão de atividades. Dentre os requisitos mínimos previstos na lei está: “fornecimento de água potável aos empregados”.

A qualidade da água é igualmente importante. A lei obriga o fornecimento de água potável e fresca em quantidade superior a 250 ml por hora/homem.

Dessa forma, é imprescindível fornecer água potável no trabalho. Agora, é preciso entender qual a melhor opção. 

Como oferecer água potável no trabalho?

Conheça as principais maneiras de suprir a necessidade de água potável na sua empresa:

1.Galão de água

O baixo custo por unidade e a aparente praticidade fazem dessa escolha ainda bastante comum. Por outro lado, pouco se sabe da origem dessa água e como ela foi engarrafada, armazenada e transportada. 

Muitas empresas de galão de água são notificadas pelas impurezas encontradas no produto. Ainda mais importante é pensar em todo o plástico que essa escolha gera para o planeta. A sustentabilidade é uma necessidade do mundo contemporâneo, que só traz benefícios à sua empresa.

2. Bebedouro

bebedouro de água europa

Os bebedouros podem ou não ser elétricos e geralmente atendem locais com maior fluxo de pessoas. Eles podem ser de torneiras ou de bicas, e enchem copos, bem como garrafas e squeezes.

Existem 3 tipos principais de bebedouros: de mesa, de coluna e industrial. Eles são ótimas soluções para oferecer água potável no trabalho, fresca e de qualidade. Saiba mais sobre cada um dos tipos, suas características e vantagens.

3. Purificador de água

purificador de água para empresas

Definitivamente, somos do time de purificadores de água. Na nossa opinião, essa é a melhor escolha para oferecer água potável no trabalho.

Existem diversos modelos para diferentes necessidades, mas todos com a qualidade da água em comum. É possível comprar os aparelhos, bem como fazer a locação e contar com suporte e serviço de assistência.

Os purificadores são mais econômicos a longo prazo, mais seguros e certamente mais sustentáveis. Já demos dicas para escolher o modelo ideal para a sua empresa, mas é importante lembrar de alguns pontos essenciais.

Procure por fabricantes renomados, com ampla rede de assistência e produtos aprovados pelo INMETRO.

Pensando em como oferecer água potável no trabalho? Então, conheça a nossa linha de purificadores e encontre a opção ideal para o seu negócio!

 

Quer saber mais?

Preencha o formulário para entrarmos em contato com você.
** Não se preocupe! Não enviaremos spam.

    purificador de água gelada com filtro Europa